Fiscalização de trânsito por meio de videomonitoramento terá início em janeiro em Campos
24/12/2024 15:03 - Atualizado em 24/12/2024 15:03
Retorno proibido, avanço do sinal vermelho, velocidade acima do permitido, estacionamentos em locais proibidos entre outras infrações passarão a ser fiscalizadas por câmeras instaladas em vários pontos da cidade de Campos e vão gerar multas de trânsito. As imagens serão capturadas em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), em pleno funcionamento no Partage Shopping, no Parque Rodoviário. O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) instalou placas informativas sobre fiscalização por videomonitoramento no trânsito, que terá início a partir de janeiro de 2025.

De acordo com o presidente do IMTT, Nelson Godá, esta fiscalização ocorrerá em conformidade com a Resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), de número 909, de 28 de março de 2022, que regulamenta a aplicação desta tecnologia para garantir maior segurança e eficácia na gestão do trânsito.

"Atualmente, as câmeras, cujas imagens são capturadas e arquivadas pelo CCO, já flagram várias irregularidades cometidas no trânsito, como avanço do sinal vermelho e velocidade acima do permitido, que são infrações passíveis de multas. Porém, na prática, a partir de janeiro, o agente de trânsito da Guarda Civil Municipal já poderá autuar veículos por videomonitoramento, somente em vias sinalizadas e homologadas para dispor tal recurso de fiscalização", explicou o presidente, informando que a ideia das câmeras não sair multando, mas ordenar o trânsito e garantir a segurança de todos os usuários.

Nelson Godá informou que as câmeras de videomonitoramento, utilizadas para controle do tráfego e incrementar a segurança da população, já é uma realidade no município. "Hoje nós temos em Campos o CCO, que é considerado o mais moderno no interior do Estado do Rio de Janeiro, e quando implantamos este equipamento pensamos na tecnologia que permitirá um incremento da segurança viária, onde todos saem ganhando", destacou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS