Forte chuva causa alagamentos em bairros de Campos
24/12/2024 11:48 - Atualizado em 24/12/2024 12:41
Pontos de alagamentos em Campos
Pontos de alagamentos em Campos / Foto: Reprodução
Entre a noite dessa segunda-feira (23) e a manhã desta terça (24), diversos bairros de Campos foram atingidos pela chuva, com pontos de alagamentos causados pelo mau tempo. A previsão é de mais chuvas para a véspera de Natal. Foram registrados alagamentos nos bairros Nova Brasília, Pecuária, Parque São Caetano, Avenida Pelinca. De acordo com a Defesa Civil de Campos, na região do Imbé houve uma queda de barreira e pontos de alagamento que deixou as famílias isoladas. A previsão do órgão para esta terça-feira é de tempo com céu entre parcialmente nublado e encoberto, com possibilidade de mais chuvas a qualquer momento e ventos de moderados a fortes. 
Em vídeos compartilhados nas redes sociais, foi possível observar os pontos de alagamentos pela cidade, como nos bairros Nova Brasília, Pecuária, Parque São Caetano, Avenida Pelinca, além da rua Rocha Leão, no Parque Leopoldina, a descida da Ponte Leonel Brizola, conhecida como Ponte Rosinha, próximo ao Mercado Municipal e no centro da cidade.
Segundo o vice-prefeito, Frederico Paes, foram 40 milímetros de chuvas em pouco mais de 30 minutos. Ele informou que as equipes das secretarias da Prefeitura de Campos já estão mobilizadas para atender emergências e acompanhar os problemas causados pelas chuvas.
“As chuvas continuam, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é para mais chuva nesta terça-feira, temos que ter todos os cuidados. As nossas equipes da Defesa Civil, secretaria de limpeza pública, secretaria Obras, agricultura já estão mobilizadas. Já estamos com problemas em Rio Preto em várias regiões do interior, não só na cidade. A quantidade de chuva que caiu foi muito forte em pouco tempo e continua chovendo, então peço que tomem cuidado, ligue para a Defesa Civil. Nossa equipe está na rua e estaremos com todos os efetivos para acompanhar e mitigar os problemas das chuvas torrenciais que estamos passando. A previsão inclusive era uma chuva menor e praticamente dobrou a quantidade de chuva prevista ainda continua chovendo. Então tenham cuidado e ligue pra Defesa Civil”, disse o Frederico em um vídeo publicado nas redes sociais.
Ainda nesta terça, segundo a Defesa Civil, as temperaturas variam entre 28ªC (máxima) e 22ªC (mínima). Segundo o último alerta do Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD) da Secretaria Municipal de Defesa Civil, divulgado no sábado (21), as chuvas moderadas a fortes acontecem até a noite desta terça.
Equipes das Secretarias Municipais de Defesa Civil, de Agricultura, Pecuária e Pesca, de Obras e Infraestrutura e de Serviços Públicos informaram que estão mobilizadas para atender às ocorrências registradas em alguns bairros e localidades de Campos, devido às fortes chuvas que caíram na noite de segunda-feira (23). Segundo o órgão, o Imbé foi a região mais afetada, com queda de barreiras e pontos de alagamentos em estradas que deixaram famílias isoladas. O acesso a Campos é possível por Santa Maria Madalena.
Barreira caiu no Imbé
Barreira caiu no Imbé / Foto: Reprodução
Na manhã desta terça-feira (24), para a desobstrução de dois pontos no Imbé, a Defesa Civil acionou a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca e a Superintendência de Transportes, que vão ceder duas retroescavadeiras e um caminhão prancha, respectivamente para a limpeza de pontos de obstrução. Conforme a secretaria de Agricultura, o pluviômetro instalado na região do Imbé pelos produtores rurais apontou que choveu mais de 130 mm somente na noite de segunda-feira.

Dentro do município, os bairros mais atingidos foram a Penha e o Parque Aurora, segundo a Defesa Civil. Na Penha, na Rua Rossine Quintanilha, uma fenda se abriu na cabeceira da ponte, causando a queda de um carro. Já no Parque Aurora, que está recebendo melhorias devido às obras do Bairro Legal, houve uma erosão na área que se encontrava aberta para a colocação de manilhas a fim de drenar as águas pluviais. A Secretaria de Obras e Infraestrutura foi acionada pela Defesa Civil para o envio de equipes aos bairros.
DADOS DE ACUMULADO DE CHUVA
Morro do Coco: 12,4 mm
Parque Cidade Luz: 44,8 mm
Serrinha: 28,6 mm
Baixa Grande: 3,8 mm
Lagoa do Campelo: 20,6 mm
Lagoa Feia: 12,4 mm
Lagoa de Cima: 52,2 mm
Ponte Barcelos Martins: 53,6 mm
Farol de São Tomé: 3,0 mm

ÚLTIMAS NOTÍCIAS