Dezembro Laranja completa 11 anos de campanha com ação no Hospital Álvaro Alvim
21/11/2024 13:36 - Atualizado em 21/11/2024 13:37
Foto: Divulgação
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), está completando 11 anos da campanha “Dezembro Laranja” e, nesta edição, traz a mensagem “Proteger a pele é proteger a saúde”. Com uma abordagem educativa e acessível, a SBD conscientiza a população sobre os cuidados necessários para evitar o câncer de pele. A campanha aborda a importância de hábitos preventivos, como o uso de protetor solar e incentiva a população a realizar acompanhamento médico regular.

Em Campos haverá atendimento gratuito para orientação, diagnóstico e tratamento do câncer de pele no dia 7 de dezembro, das 9h às 15h no Hospital Escola Álvaro Alvim. Uma equipe de dermatologistas e outros profissionais de saúde, estarão à disposição da população. Porém, não há a necessidade de agendamento prévio, os interessados devem apenas comparecer no dia da campanha. A ação vai acontecer em mais de 100 postos espalhados pelo país e contará com a presença de mais de 2000 dermatologistas voluntários.

O diretor-geral da Faculdade de Medicina de Campos e médico dermatologista, Dr. Edilbert Pellegrini, esclarece que é importante ficar atento às manchas e feridas que aparecem na pele, pois vivemos numa região que convive com altas exposições solares praticamente o ano inteiro. “Essa é uma oportunidade ímpar para que a população tenha acesso à informação, ao diagnóstico e ao tratamento", explicou Dr. Edilbert.

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.
Com informações Ascom 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS