Solenidade marca os 50 anos da terceira turma da Faculdade de Medicina de Campos
Na manhã deste feriado da Proclamação da República, sexta-feira (15), aconteceu a solenidade para homenagear os 50 anos de formados, da terceira turma da Faculdade de Medicina de Campos. O evento, realizado no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia para comemorar o Jubileu de Ouro, contou com a participação de amigos e familiares dos ex-alunos, além da direção da universidade. Mais uma vez, os ex-alunos vestiram a beca de formatura.
A Faculdade de Medicina de Campos completava 3 anos em 1969 quando recebeu um grupo de jovens estudantes, vindos de diversas partes do Brasil e após seis anos, eles estavam se formando médicos pela FMC. Passados 50 anos, os egressos se reuniram.
A mesa foi composta pelo diretor-geral da FMC, Edilbert Pellegrini e pela Presidente da SFMC, Ana Paula Galvão. A cerimônia contou com a entrega de diplomas para professores que atuaram na época, como Francisco Conti, Gualter Larry Alves, Magid Abud, Maron El KIk, e Paulo Roberto de Souza e para os ex-alunos, como forma de homenagear por fazerem parte da história da instituição. A Comissão de Egressos da FMC foi representada pelas professoras Kathelyn Ferreira Cordeiro e Silvia Menezes de Faria Pereira.
O médico Roberto Dias Duarte foi o orador da turma e muito emocionado, agradeceu a oportunidade de rever tantos amigos que o Curso de Medicina proporcionou. “Essa turma marcou a história da Faculdade de Medicina de Campos. Éramos muito jovens, mas foram anos de vivência intensa na instituição. O crescimento da faculdade nos deixa com muito orgulho”, ressaltou Roberto.
“A FMC cresceu bastante nesses 50 anos, não só fisicamente, mas também pedagogicamente, sempre com o compromisso de fortalecer cada vez mais a instituição, que se mantém como referência em educação médica no país. Mantemos com os nossos valores e desafios para buscarmos a formação de médicos qualificados tecnicamente, com ética e humanismo”, destacou Edilbert Pellegrini, diretor-geral da FMC.
De acordo com a ex-aluna, a médica Afif Ibrahim que se formou com a turma, foi uma honra poder participar do evento.
"Muito bom estar vivendo este momento tão especial, revendo meus colegas, colocando o papo em dia, rememorando e comemorando grandes momentos vividos desde os tempos de aluna. São 50 anos que parecem que foram a mil. Nossa como passou rápido e que venham mais 50 anos", contou, emocionada.
Os egressos estavam felizes em retornar à instituição e aproveitaram para visitar alguns setores como os Laboratórios de Anatomia e Microscopia e a Biblioteca e puderam constatar o desenvolvimento implementado principalmente ao longo dos anos. “Hoje foi um dia muito especial, porque além de rever os colegas, temos aquela sensação de dever cumprido na nossa profissão e foi uma emoção muito grande que sentimos nesse reencontro.”, falou Constantino Fernandes.
Participaram os egressos: Afaf Ibrahim Khenaifes, André Luiz Costa de Barros, Antonio Carlos Mendonça Seoane, Antonio José de Moraes Olivetti, Arthur de Vicente Marotta Juncá, Cândida de Almeida Ferreira, Carlos Alberto de Oliveira Azevedo, Carlos Roberto Lazzari, Claudio Eduardo Carvalho dos Santos, Clovis Gioffi Espinosa, Constantino Campos Fernandes, Cristina Isabel Pessanha da Silva, Fátima Assad Batista Monteiro, Helson Oliveira Araújo, Israel de Barros Ribas, Ivo Futigami, João Augusto Rangel Martins, João Luiz Matos de Almeida, Jomir Carlos Pereira, José Carlos Panini, José Eduardo do Amaral Gurgel, José Luiz Martins André, Luiz Antonio da Silva Nunes, Luiz Carlos Silva, Luiz Fernando Machado Alves Moreira, Marcelo Lopes Cardoso Gomes, Maria Auxiliadora Assed Machado, Nabih Zaczac, Nilo Carlos Mayerhoffer Pessanha, Paulo Cavalcante Lima, Roberto Dias Duarte Junior, Roberto Lobo Escocard, Rosangela de Brito Perez Fernandez e Vera Lucia de Sousa. (R.K)