Agricultura reúne produtores interessados em fornecer para o PNAE
- Atualizado em 21/10/2024 17:50
Foto: Rodrigo Silveira / Divulgação
Agricultores familiares participaram, na manhã desta segunda-feira (21), de um encontro para sanar dúvidas a respeito da elaboração de projetos para a chamada pública nº 06/2024, que visa ao fornecimento de alimentos para a merenda em escolas e creches de Campos, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A reunião, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, reuniu 45 produtores interessados em participar do processo.

Paulo César Santos, chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, explicou que a pasta vai realizar o projeto com base nos produtos que os produtores vão fornecer, entre eles, melancia, laranja, banana, verduras e legumes. “Nessa reunião, demos orientação e sanamos as dúvidas dos produtores rurais, discutimos, inclusive, os preços e quais alimentos devem conter no projeto. A Agricultura vai fazer o projeto e encaminhar para a Secretaria de Educação, a fim de estar fazendo o edital. Aproveitamos e orientamos também sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que em breve estaremos realizando o chamamento público, e ainda o Cesta Verde, que é a continuidade do programa”.

O produtor Anderson Alves, que tem propriedade em Travessão de Campos, está participando pela primeira vez do projeto. “Vamos fornecer melancia. Esta é a primeira vez que participamos de um chamamento público. Durante o ano, amigos que participaram falaram da seriedade do programa, também acompanhei pelos meios de comunicação. Tudo dando certo, estaremos ampliando para a produção de outras frutas e verduras”.

Durante a reunião, a coordenadora do PAA, Gleiciane Pimentel, aproveitou para falar sobre o próximo edital público para fornecimento de produtos. “A novidade este ano é que a Secretaria de Agricultura vai buscar os produtos na propriedade do agricultor de Campos. A princípio, temos garantidos do Governo Federal R$ 458 mil, o que daria para a compra e distribuição por, no máximo, seis meses, mas pretendemos buscar recursos para ampliar esse período”.

PNAE — A Prefeitura abriu edital de chamamento público para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. A medida visa ao atendimento do cardápio da alimentação escolar na rede municipal de ensino, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), durante o período de seis meses.

Os interessados em participar do processo deverão apresentar a documentação para habilitação e o Projeto de Venda no período de 15 de outubro a 4 de novembro de 2024, das 9h às 17h, no protocolo da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Poderão participar grupos formais, informais ou fornecedores individuais.
Fonte: Secom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS