Macaé atende denúncias e intensifica o combate à dengue
- Atualizado em 07/10/2024 20:19
De forma permanente, a Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde, vem intensificando suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ao longo da semana, serão realizados mutirões nos bairros e em pontos específicos da cidade atendendo denúncias e reclamações da população.

Nesta segunda-feira (07), em paralelo ao mutirão, promovido no bairro Aroeira, a Comissão de Pronta-Ação (que integra diversos órgãos municipais) também atuou, após denúncia, em uma residência.

Segundo o gestor da Cevas, Luan Campos, o imóvel tem um acúmulo de resíduos que precisará ser retirado com uma grande força-tarefa, pois este é um problema de saúde pública, já que pode servir como criadouro de mosquitos, roedores e bichos peçonhentos.

Já os agentes de endemias iniciaram, no bairro, o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, com visitas domiciliares para eliminação de focos, tratamento de depósitos e orientação.

Luan ressaltou a relevância do apoio dos munícipes nas ações institucionais para que a cidade não sofra com o aumento dos índices de casos das doenças relacionadas ao mosquito. “É importante frisar o papel de toda população no combate ao Aedes aegypti, que deve ser durante todo ano de forma preventiva, antecipando a piora do cenário. Por isso, estamos atuando com outros órgãos e a sociedade”, disse.

A aposentada Maria Chaves foi uma das moradoras que recebeu a equipe em sua casa. No local, os agentes encontraram larvas em um depósito utilizado para armazenar água. “Como recebemos água de forma irregular, usamos esses depósitos para não ficar sem água em casa”, justificou.

Após a coleta das larvas para análise e tratamento da água com uso de larvicida, os agentes deram orientações sobre os cuidados e a forma de eliminar os possíveis criadouros do mosquito. “Quando acabar a água, é preciso lavar o recipiente com sabão e esponja, para que elimine possíveis ovos do aedes”.

O mutirão de combate ao Aedes prossegue nesta terça-feira (08), na Nova Malvinas; quarta-feira (09), Imbetiba; quinta (10), na Ajuda e sexta-feira (11), no bairro Botafogo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS