Acesso para barcos de pesca para Lagoa Feia é liberado
Rafael Khenaifes 07/10/2024 12:07 - Atualizado em 07/10/2024 12:08
Acesso liberado
Acesso liberado / Divulgação
Para facilitar o acesso à Lagoa Feia de pescadores que atracam seus barcos na localidade de Ponta da Lama, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca realizou a limpeza de um canal que, devido ao período de seca, estava raso, prejudicando a passagem dos barcos, que corriam risco de atolar. De acordo com o secretário de Agricultura, Almy Júnior, a abertura é uma medida paliativa.

“A Prefeitura de Campos possui um projeto e emenda parlamentar para a construção de um terminal pesqueiro no local. Estamos aguardando a licença ambiental por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para iniciar a obra que deve beneficiar cerca de 250 pescadores que vivem na região”, diz o secretário.

Gracinete Rocha é moradora de Ponta da Lama e vive da pesca artesanal, na Lagoa Feia. Ela ficou satisfeita com a abertura do canal. “Sabemos que este é um socorro emergencial, mas já nos ajuda muito, pois os pescadores estavam com muita dificuldade de atravessar o barco para acessar a lagoa. Agora está aberto e limpo. Na lagoa temos traíra, macará, tilápia, sairu e até robalo já pescamos. A pesca é a nossa principal fonte de renda, por isso a abertura deste acesso é tão importante para nós. Alguns pescadores não estavam conseguindo trabalhar por não terem como passar com o barco. Agora está resolvido”, comentou.

Almy Júnior explica que o município possui um plano de ação e de reestruturação para a pesca de campo, chamada de Rota do Pescado, que tem início nas Cachoeiras do Imbé, passando pela Lagoa de Cima, Lagoa Feia e rio Ururaí. “Considero esse espaço aqui, na Lagoa Feia, o coração dessa rota, que também tem o rio Paraíba e a Lagoa de Campelo. A intenção é criar um ancoradouro, um galpão para que o pescador possa utilizar para dar manutenção aos seus equipamentos e construir uma estrutura para que ele possa guardar o barco em condições mais adequadas e ambientalmente sustentáveis, abrindo também mais um espaço para o agroturismo para gerar mais emprego e renda”.
Com informações Ascom 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS