‘Dia D’ de vacinação antirrábica imuniza quase 30 mil animais em Campos
02/10/2024 17:52 - Atualizado em 02/10/2024 17:52
César Ferreira
O “Dia D” de Vacinação Antirrábica Animal, ocorrido no último sábado (28) em vários pontos de Campos, teve um saldo positivo com 29.585 pets imunizados, sendo 24.630 cães e 3.955 gatos, quase alcançando a meta proposta, que era vacinar cerca de 30 mil animais, com idade a partir dos quatro meses. A vacina antirrábica é anual, por isso todos os animais vacinados em 2023 devem receber o imunizante novamente.

Para os munícipes que não conseguiram levar seus bichanos a um dos 78 postos de imunização durante o Dia D, a ação prossegue nos pontos fixos: Unidade Básica de Saúde Pet, que funciona na Rua Silvio Fontoura, no Parque João Maria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), situada à Avenida Presidente Vargas, 132 - Parque Pecuária, das 8h às 12h e de 13h às 17h. Há imunizante disponível também nas Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel), que no momento, estão fixadas na quadra poliesportiva da Escola Municipal Professora Wilmar Barros, no Jockey Club, e no Centro de Saúde Escola de Custodópolis, em Guarus.

“Além desses pontos, vamos fazer ações volantes em bairros que não foram atendidos no Dia D. Para o próximo ano, há a intenção de aumentar a cobertura da vacinação, otimizando as ações nos postos existentes”, destacou o responsável técnico pelo canil do CCZ, o veterinário Marcelo Maeda.

DIA D – A mobilização contou com cerca de 700 servidores, entre eles, veterinários, Agentes de Combate à Endemias e pessoal administrativo. Vinte veículos também foram utilizados durante a ação.

“A imunização antirrábica tem como objetivo proteger os pets e, consequentemente, os munícipes. A vacina previne de maneira eficiente contra a doença e deve ser aplicada em cães e gatos a partir dos 4 meses de idade”, destacou Maeda, recomendando que animais doentes, com diarreia, vômitos e febre, além de cadelas e gatas prenhas, não devem ser imunizados.
Fonte: Secom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS