Estátua de Tiradentes, vandalizada no Centro de Campos, será levada para restauração
Maria Laura Gomes 25/09/2024 16:32 - Atualizado em 25/09/2024 16:46
  • Fotos: Rodrigo Silveira

    Fotos: Rodrigo Silveira

  • Fotos: Rodrigo Silveira

    Fotos: Rodrigo Silveira


A estátua de Tiradentes, localizada na Praça Batalhão Tiradentes, no Centro de Campos, começou a ser retirada na tarde desta quarta-feira (25) para passar por um processo de restauração. A ação, que pode terminar ainda nesta quarta ou na quinta-feira (26), foi realizada por funcionários da Secretaria de Obras do município, mas o prazo para a conclusão ainda não foi divulgado.

A escultura foi alvo de vandalismo no início de agosto do ano passado, quando teve a cabeça arrancada em um ataque ocorrido durante a madrugada. A ação ocorreu no dia 5 de agosto de 2023, logo após as celebrações da tradicional festa do Santíssimo Salvador, padroeiro da cidade. De acordo com um funcionário de um estacionamento localizado na Rua Carlos Lacerda, próximo ao local do monumento, o ato de vandalismo teria acontecido após as 3h da manhã de um sábado, horário em que o estabelecimento encerrou suas atividades sem perceber qualquer alteração no monumento. Somente ao amanhecer, comerciantes e moradores da região notaram a ausência da cabeça da estátua e acionaram as autoridades.
Na época, a Polícia Militar informou que, devido à festa do Santíssimo Salvador, a área central da cidade, inclusive a Praça do Santíssimo, recebeu um reforço de segurança com a presença de 50 policiais e 8 viaturas nas vias de acesso. No entanto, não houve qualquer chamado para averiguar a situação na Praça Batalhão Tiradentes até o momento em que o vandalismo foi descoberto.
A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Campos para obter mais informações do processo de restauração da estátua, como o tempo em que a estrutura passará por intervenção, mas ainda não obteve respostas.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS