Alunos da rede municipal de Campos participam de limpeza do Rio Paraíba
Rafael Khenaifes
Projeto Reciclar
Projeto Reciclar / Divulgação
Alunos da rede municipal de ensino, do Instituto São José, tiveram, nesta quarta-feira (25), uma aula prática de preservação do meio ambiente. Cerca de 20 estudantes do 5º e 6 º anos do ensino fundamental participaram de palestra e da limpeza da margem do Rio Paraíba, no Cais da Lapa. A ação faz parte do projeto Reciclar na Rede, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Subsecretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Serviços Públicos.
“Incentivamos as escolas do município a separarem seus lixos recicláveis e a Limpeza Pública recolhe uma vez por semana e leva para as cooperativas. O Centro de Educação Ambiental (CEA) nos apoia com passeios guiados ao Morro do Itaóca, Horto e ainda na própria sede do CEA. A gente ajuda até na cadeia produtiva da cidade e ensina as crianças na prática, por meio da coleta e de um circuito de atividades que a gente tenta interligar os ecossistemas locais com aulas práticas”, disse a coordenadora de ciência e educação ambiental da Seduct, Isis Vivório.
Reciclar na Rede é realizado em 34 unidades escolares do município. “Estamos em um momento em que o ambiente está clamando por cuidado. A mudança climática está aí para mostrar isso. Então, a gente tem que incentivar as crianças, para que tenhamos uma geração mais consciente a fim de mudar a realidade que estamos vivendo hoje”, disse Vivório.
Tailon Moreira Andrade, de 12 anos, ficou feliz com a aula e a oportunidade de participar da limpeza do rio. “Aprendemos a importância de fazer a nossa parte para preservar o meio ambiente. A gente aprende mais e agora vou chamar a atenção de quem joga lixo na rua, pois além de poluir o meio ambiente, pode entupir os bueiros”.
Geison Gomes de Almeida, de 11 anos, que fez dupla com Tailon, concorda com o colega de turma.
“Achei interessante a aula e principalmente ajudar o meio ambiente. A cidade tem muitas lixeiras, não precisamos jogar nada na rua”.
Com informações Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS