Semana violenta registra dois homicídios e um baleado em Campos
Em Campos, a semana começou com dois homicídios registrados em plena luz do dia, em um período de tempo de menos de 12 horas. Além disso, um homem também foi baleado no momento em que estava dentro de casa. Os casos aconteceram nesta segunda-feira (16), em Travessão e no Jardim Carioca, em Guarus. Em Travessão, um homem foi morto a tiros, na manhã de segunda-feira. Até o momento ninguém foi preso, mas a principal suspeita da PM é de que o crime tenha sido cometido pela companheira dele. Já na avenida Carmem Carneiro, no bairro Jardim Carioca, o segundo homicídio foi registrado.
Eric Santos Ferreira foi assassinado a tiros por volta das 14h. De acordo com a ocorrência da Polícia Militar, os disparos foram feitos por dois homens encapuzados que chegaram ao local em um carro modelo Ônix prata. Eles desceram do veículo e atravessaram a avenida em direção a Eric, que estava dentro de um carro, Jeep Compass, e realizaram diversos disparos. A vítima ainda tentou fugir, mas caiu na calçada. Ele foi morto com pelo menos 10 tiros. Ainda não há informações sobre autoria do crime.
De acordo com a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde o caso foi registrado e segue em investigação, a principal linha de investigação desse caso é o envolvimento do homem com o tráfico de drogas. Ainda na noite de segunda, um homem foi baleado dentro de casa, na Invasão da Codin, em Guarus. De acordo com a Polícia Militar, o homem flagrou dois suspeitos escondidos na rua. A vítima pegou uma faca para se defender e foi atingindo a testa, e nos dois braços. Ele está no Ferreira Machado e não corre risco de morte. Também, em Guarus, uma criança de 12 anos e um jovem de 20 foram baleados na noite de sábado (14), no Parque Santa Rosa. Eles estavam na rua.
“Segundo o comando do 8º BPM (Campos), o policiamento da região conta com radiopatrulhas, pontos de baseamento e também emprega policiais militares pelo Regime Adicional de Serviço (RAS).Vale ressaltar, que segundo dados do ISP, neste primeiro semestre, foi registrada a maior queda de mortes violentas em todo Estado. O homicídio doloso, que é aquele quando há intenção de matar, fez 1.683 vítimas nos sete primeiros meses de 2024. Na comparação com o ano anterior, a queda foi de 13,7%”, diz trecho da nota.
Dados do ISP
Em dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), acerca dos homicídios dolosos, no período de 2023 até julho deste ano foram observados cerca de 118 casos na 146ª delegacia de Guarus, enquanto na 134ª DP do Centro foram 77.
Em um acumulado do ano, a região de Guarus foi a delegacia que teve mais registros de casos de homicídios. De janeiro até julho deste ano, foram cerca de 46 registros, se comparado com o acumulado de todo o ano de 2023, a 146ª DP foram 72 casos. Já na delegacia do Centro, o acumulado neste ano, foram 24 casos, no ano passado o acumulado foi de 53.