“Por meio dessa parceria foi possível construir uma proposta de formação que conecta a educação às oportunidades profissionais relacionadas à conservação ambiental. Com essa iniciativa, a Caruara também contribui para formação profissional, com foco em educação ambiental, pesquisa científica e turismo sustentável”, comenta Caio Cunha, Gerente de Relações Portuárias e Reserva Caruara.
A primeira turma formou 15 condutores que estão agora habilitados para guiar visitantes pelos pontos turísticos naturais da região, fortalecendo conceitos de conservação e educação ambiental para promover ganhos ambientais, sociais e econômicos.
"A parceria com a Reserva Caruara reafirma o compromisso do IFF com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades locais", ressaltou Allysson Tavares, diretor de Formação Profissional do IFF, durante a cerimônia de formatura. Ele também destacou que a iniciativa visa formar profissionais capacitados e conscientes da importância da preservação ambiental e do desenvolvimento socioeconômico sustentável. "Essa ação conjunta permitirá promover a educação ambiental e sensibilizar a comunidade sobre a preservação da biodiversidade da restinga", complementou Tavares, celebrando os resultados alcançados ao longo do projeto.