Guarda de Campos fiscaliza para que trânsito pesado não circule na área central
Nesta segunda-feira (2), equipes da Guarda Municipal de Trânsito seguem no trecho da chegada de Campos, na BR 101, próximo ao Shopping Estrada, fiscalizando para que o trânsito pesado não circule no centro de Campos. A Prefeitura de Campos publicou um decreto na última sexta-feira (30), que determina a proibição do tráfego de caminhões com mais de quatro eixos nas vias sob administração do município. A medida tem como objetivo reduzir os acidentes e passou a valer a partir desse domingo (1º).
O Guarda Municipal, Claudiano Gomes Chagas, disse que a medida é satisfatória para a segurança no trânsito campista.
"Com certeza vai diminuir o risco de acidente. O caminhão acima de quatro eixos é proibido de entrar aqui na área central. E vai melhorar muito, muito mesmo. E agora o trajeto pro trânsito não romper pra dentro da cidade é se eles vierem no sentido Rio, não entrar na Arthur Bernardes. O agente que está lá na ponta pede pra que eles continuarem na rotatória e voltar. Entrar lá pra Estrada dos Ceramistas. Esse é outro exemplo. Não pode entrar aqui na cidade", explicou Claudiano.
De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial, a medida visa a redução dos impactos que estes veículos provocavam. O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) já iniciou a implantação das placas de sinalização em nove pontos estratégicos e a Guarda Civil Municipal (GCM) é responsável pela fiscalização.
Ainda de acordo com a portaria, os veículos que se destinam aos estabelecimentos dentro do município estão desobrigados a atender a esta portaria.
"Por exemplo, caminhões para abastecer estabelecimentos comerciais dentro do município, como postos de combustíveis, estes estão desobrigados. Já aqueles que utilizam a cidade como meio de passagem deverão fazer as solicitações com antecedência mínima de 96 horas para análise do setor técnico do IMTT", informou Sérgio Mansur.
"Com a reabertura da Estrada dos Ceramistas, ficou definido que os caminhões que transitam em função da movimentação de carga para o Porto do Açu deverão seguir o itinerário da BR 356, sentido a BR 101, pela Avenida Presidente Kennedy; seguirão até o trevo de Donana, na RJ 216; onde irão acessar a Estrada dos Ceramistas para chegar até a BR 101. O mesmo trajeto deverá ser seguido no sentido contrário, quando da chegada ao município pela BR 101, sentido a BR 356", também informou o órgão.
O caminhoneiro André Luis apontou que a aplicação do novo sistema de trânsito pode atrapalhar a rotina dos trabalhadores caminhoneiros.
"Eu acho que atrapalha sim porque a gente vem de outros estados pra cá, da região serrana por exemplo, de outro lugar aí, pra poder vir e entregar no mercado. E a gente não consegue passar pelo centro. Isso atrapalha a gente, tem que dar uma volta por fora. Sobre acidente, nenhum lugar tá livre. O índice de acidente não tem como a gente evitar, porque não depende só da gente. É negligência dos outros também, não é só nossa. Tem alternativa, igual eu fiquei sabendo agora da medida", explicou o trabalhador. (R.K.)
Segundo a Prefeitura de Campos, equipes da GCM estão em vários pontos do município, onde os caminhões que têm mais de quatro eixos são identificados, parados e os motoristas recebem a orientação e retornam para a via permitida, no caso, a Estrada dos Ceramistas. As equipes estão nas seguintes vias:
Bloqueio 1 – Avenida Arthur Bernardes com BR 101
Bloqueio 2 – Avenida Nilo Peçanha com BR 101
Bloqueio 3 – Policlínica da PM (Posto Contorno)
Bloqueio 4 – Rua São Bartolomeu com Rocha Leão
Bloqueio 5 – Avenida Francisco Lamego (na subida da ponte Saturnino de Brito, em Guarus)
Bloqueio 6 – Entroncamento da BR 356 com Avenida Alberto Lamego, além da viatura na rotatória da Uenf.
Bloqueio 1 – Avenida Arthur Bernardes com BR 101
Bloqueio 2 – Avenida Nilo Peçanha com BR 101
Bloqueio 3 – Policlínica da PM (Posto Contorno)
Bloqueio 4 – Rua São Bartolomeu com Rocha Leão
Bloqueio 5 – Avenida Francisco Lamego (na subida da ponte Saturnino de Brito, em Guarus)
Bloqueio 6 – Entroncamento da BR 356 com Avenida Alberto Lamego, além da viatura na rotatória da Uenf.