Guarda de Campos fiscaliza para que trânsito pesado não circule na área central
Rafael Khenaifes 02/09/2024 12:26 - Atualizado em 02/09/2024 12:49
Caminhões com mais de quatro eixos estão proibidos de trafegar pelas vias municipais de Campos
Caminhões com mais de quatro eixos estão proibidos de trafegar pelas vias municipais de Campos / Rafael Khenaifes
Nesta segunda-feira (2), equipes da Guarda Municipal de Trânsito seguem no trecho da chegada de Campos, na BR 101, próximo ao Shopping Estrada, fiscalizando para que o trânsito pesado não circule no centro de Campos. A Prefeitura de Campos publicou um decreto na última sexta-feira (30), que determina a proibição do tráfego de caminhões com mais de quatro eixos nas vias sob administração do município. A medida tem como objetivo reduzir os acidentes e passou a valer a partir desse domingo (1º).
O Guarda Municipal, Claudiano Gomes Chagas, disse que a medida é satisfatória para a segurança no trânsito campista.
"Com certeza vai diminuir o risco de acidente. O caminhão acima de quatro eixos é proibido de entrar aqui na área central. E vai melhorar muito, muito mesmo. E agora o trajeto pro trânsito não romper pra dentro da cidade é se eles vierem no sentido Rio, não entrar na Arthur Bernardes. O agente que está lá na ponta pede pra que eles continuarem na rotatória e voltar. Entrar lá pra Estrada dos Ceramistas. Esse é outro exemplo. Não pode entrar aqui na cidade", explicou Claudiano.
Caminhões com mais de quatro eixos estão proibidos de trafegar pelas vias municipais de Campos
Caminhões com mais de quatro eixos estão proibidos de trafegar pelas vias municipais de Campos / Rafael Khenaifes
De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial, a medida visa a redução dos impactos que estes veículos provocavam. O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) já iniciou a implantação das placas de sinalização em nove pontos estratégicos e a Guarda Civil Municipal (GCM) é responsável pela fiscalização.
Ainda de acordo com a portaria, os veículos que se destinam aos estabelecimentos dentro do município estão desobrigados a atender a esta portaria.
"Por exemplo, caminhões para abastecer estabelecimentos comerciais dentro do município, como postos de combustíveis, estes estão desobrigados. Já aqueles que utilizam a cidade como meio de passagem deverão fazer as solicitações com antecedência mínima de 96 horas para análise do setor técnico do IMTT", informou Sérgio Mansur.
"Com a reabertura da Estrada dos Ceramistas, ficou definido que os caminhões que transitam em função da movimentação de carga para o Porto do Açu deverão seguir o itinerário da BR 356, sentido a BR 101, pela Avenida Presidente Kennedy; seguirão até o trevo de Donana, na RJ 216; onde irão acessar a Estrada dos Ceramistas para chegar até a BR 101. O mesmo trajeto deverá ser seguido no sentido contrário, quando da chegada ao município pela BR 101, sentido a BR 356", também informou o órgão.
O caminhoneiro André Luis apontou que a aplicação do novo sistema de trânsito pode atrapalhar a rotina dos trabalhadores caminhoneiros.
Trabalhador carreteiro
Trabalhador carreteiro / Rafael Khenaifes
"Eu acho que atrapalha sim porque a gente vem de outros estados pra cá, da região serrana por exemplo, de outro lugar aí, pra poder vir e entregar no mercado. E a gente não consegue passar pelo centro. Isso atrapalha a gente, tem que dar uma volta por fora. Sobre acidente, nenhum lugar tá livre. O índice de acidente não tem como a gente evitar, porque não depende só da gente. É negligência dos outros também, não é só nossa. Tem alternativa, igual eu fiquei sabendo agora da medida", explicou o trabalhador. (R.K.)
Segundo a Prefeitura de Campos, equipes da GCM estão em vários pontos do município, onde os caminhões que têm mais de quatro eixos são identificados, parados e os motoristas recebem a orientação e retornam para a via permitida, no caso, a Estrada dos Ceramistas. As equipes estão nas seguintes vias:

Bloqueio 1 – Avenida Arthur Bernardes com BR 101

Bloqueio 2 – Avenida Nilo Peçanha com BR 101

Bloqueio 3 – Policlínica da PM (Posto Contorno)

Bloqueio 4 – Rua São Bartolomeu com Rocha Leão

Bloqueio 5 – Avenida Francisco Lamego (na subida da ponte Saturnino de Brito, em Guarus)

Bloqueio 6 – Entroncamento da BR 356 com Avenida Alberto Lamego, além da viatura na rotatória da Uenf. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS