Segurança Presente divulga redução de roubos de celular e comércio em Campos
A Operação Segurança Presente divulgou nesta sexta-feira (30) dados que apontam a redução nos principais indicadores criminais na área e horário de atuação dos agentes em Campos. Em um comparativo entre o 1º semestre de 2024 e o mesmo período do ano de 2023, a queda foi no número de roubo a pedestres, a estabelecimentos comerciais e de celular. Os dados são do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ).
Os agentes do Segurança Presente atuam no horário das 7h às 22h e na área do Centro, Pelinca e em bairros adjacentes, além das principais avenidas de Guarus, como a José CarloPereira Pinto, Carmem Carneiro e Tancredo Neves.
De acordo com os dados, houve uma redução de 17% dos roubos de celulares, sendo uma queda de mais da metade do número total do crime na região. Já nos casos de roubo a pedestres, a redução foi 26%. Os roubos a estabelecimentos comerciais seguiram a mesma linha, tendo 25% de queda.
Segundo o coordenador da Operação Segurança Presente, Tenente Tavares, a participação da população nos registros dos casos também ajudam nas ações de policiamento.
Segundo o coordenador da Operação Segurança Presente, Tenente Tavares, a participação da população nos registros dos casos também ajudam nas ações de policiamento.
"Nós atuamos buscando reduzir os índices de criminalidade na nossa área de atuação, principalmente de roubos e furtos. Nosso policiamento é distribuído de forma estratégica. Semanalmente e, às vezes, até diariamente, fazemos uma análise desses indicadores para poder realocar o nosso policiamento na nossa área de atuação de uma forma mais eficiente. Nós pedimos também o apoio da população, que nos dê informações. E precisamos que a população registre os casos, porque nós distribuímos o nosso policiamento de acordo com a mancha criminal e precisamos que esses dados sejam oficializados", explicou o Tenente.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Francisco Rodrigues, diz a atuação da Segurança Presente foi a ferramenta que faltava na cidade. Ele comemorou a redução dos casos.
“Desde que o Programa Segurança Presente foi implantado em Campos, a CDL identificou uma ferramenta necessária para a política de segurança pública que faltava na cidade, ocupando as áreas do Centro e da Pelinca, os principais núcleos comerciais de Campos. Dessa forma, a redução de ocorrências nestas áreas é motivo de comemoração, embora frisamos que existem ainda pontos cegos nestas áreas e em outras. Qualquer redução nos índices de violência contra pessoas e patrimônios deve ser comemorado, destacando sempre que é preciso avançar mais ainda com maior monitoramento por câmeras, reconhecimento facial e outras medidas permanente necessárias”, destacou.
De acordo com a Segurança Presente, as reduções foram possíveis graças à integração de ações, planejamento e estratégias da Operação com o 8º Batalhão de Polícia Militar (8ºBPM).