Brasil conquista duas medalhas de ouro no atletismo
O Brasil brilhou nesta sexta-feira (30) ao conquistar duas medalhas de ouro no atletismo dos Jogos Paralímpicos. Ricardo Mendonça e Petrúcio Ferreira foram os grandes destaques, vencendo suas respectivas provas e aumentando o quadro de medalhas do país.
Ricardo Mendonça foi o primeiro a trazer o ouro para o Brasil na prova dos 100 metros da classe T37, destinada a atletas com paralisia cerebral. O brasileiro completou a prova em 11s07, superando Saptoyogo Purnomo, da Indonésia, que ficou com a prata ao marcar 11s26, e Andrei Vdovin, que competiu sob bandeira neutra, com o tempo de 11s41, conquistando o bronze. Essa é a segunda medalha paralímpica de Ricardo Mendonça. Em Tóquio, ele havia conquistado o bronze nos 200m.
Logo após a vitória de Ricardo, Petrúcio Ferreira entrou em cena e fez história ao se tornar tricampeão paralímpico na prova dos 100 metros da classe T47, destinada a atletas com deficiência nos membros superiores. Petrúcio cruzou a linha de chegada em 10s68, superando o norte-americano Korban Best, que fez o tempo de 10s75 e ficou com a prata, e o marroquino Aymane El Haddaoui, também com 10s75, que garantiu o bronze. Essa foi a sexta medalha paralímpica de Petrúcio Ferreira, um dos maiores nomes do atletismo paralímpico brasileiro e mundial.
Além das vitórias de Ricardo e Petrúcio, o Brasil também teve sucesso na prova dos 5.000 metros da classe T11, destinada a atletas com deficiência visual. Júlio César Agripino conquistou o ouro, enquanto Yeltsin Jacques garantiu o bronze, consolidando uma dobradinha brasileira no pódio.
Fonte: GE