Mais de 74% da população campista utilizam as bicicletas como meio de transporte
Yasmim Lima - Atualizado em 21/08/2024 08:13
Dia do ciclista é celebrado dia 19 de agosto
Dia do ciclista é celebrado dia 19 de agosto / Foto: Rodrigo Silveira
O dia 19 de agosto é considerado o dia do ciclista, em Campos. Bom destacar, que cerca de 74,3% da população utiliza a bicicleta como principal meio de transporte. Seja ela usada para esporte ou locomoção, a bicicleta se tornou um meio de transporte popular e muito usado na cidade e no país.
Segundo o último levantamento divulgado pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte em Campos
(IMTT), ao todo, 82,1% dos ciclistas pedalam cinco ou mais vezes por semana, enquanto a média nacional é de 72% para a mesma frequência. Os resultados mostraram ainda que há uma maior concentração de ciclistas na faixa etária de 30 a 39 anos, sendo cerca de 23,9%, seguida pelos grupos de 40 a 49 anos sendo 21% e de 20 a 29 anos, 19,7%.
Atualmente, cada vez mais pessoas estão se readaptando e fazendo uso das bicicletas no dia a dia. Além de garantir uma qualidade de vida maior, há também a economia e a rapidez na locomoção, pois o veículo sobre duas rodas contorna o trânsito de maneira segura diminuindo o tempo de deslocamento até o destino final.
Dos ciclistas campistas, 77,2% levam até 30 minutos no percurso principal e 25,7% utilizam a bicicleta combinada a outro modo de transporte. 82,9% dos ciclistas usam a bicicleta para se locomover para o trabalho. 72,8% usam para fazer compras, 79,2% utilizam socialmente e 4,2% para ir à escola ou faculdade, segundo a pesquisa.
Cerca de 60,62 km foram instalados de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas
Cerca de 60,62 km foram instalados de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas / Foto: Rodrigo Silveira
Para o ciclista João Ribeiro, a bicicleta se tornou um meio de transporte mais prático e rápido para realizar suas atividades do dia. “Eu ando de bicicleta há mais de 5 anos. No meu dia a dia é bem mais prático para ir trabalhar e para fazer minhas atividades. Hoje em dia, se tornou meu meio de transporte, por ser bem ágil e, principalmente, mais econômico”, relatou o ciclista.
Em paralelo a esse aumento crescente quanto ao uso das bicicletas, o governo municipal segue com investimentos em espaços de rolamentos para os ciclistas. Campos possui 60,62 km instalados de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.
“Para garantir cada vez mais a segurança dos ciclistas, o IMTT tem feito a requalificação da malha cicloviária, com instalação de placas de sinalização wayfinding (placas verdes), voltada para orientação e significa saber onde se está, para onde ir, escolher a melhor rota para o seu destino, reconhecer o local de destino assim que chega nele e até mesmo retornar se for o caso, para orientar tanto para o lazer quanto para descolamento em geral”, disse o IMTT.
Desde 2021, já foram instalados cerca de 20 km interligando vias e garantindo maior segurança para os ciclistas, correspondendo a um aumento de 29%. Se contabilizar os 7,95 km de trechos requalificados, o número de extensão chega a 25,25km.
João destaca que a malha cicloviária instalada em toda a cidade ajudou na mobilidade dos ciclistas, embora ainda tenham que dividir os espaços com os motociclistas.
“Essas ciclofaixas instaladas em Campos ajudou muito para nós ciclistas que andamos todos os dias. Mas é meio complicado, porque muitas vezes as pessoas não respeitam motociclistas que utilizam as ciclofaixas para saírem do trânsito, causando risco para os ciclistas que passam pelo local, carros que param encima da faixa, obstruindo nossa passagem. Mas, a implantação ajudou muito a vida dos ciclistas e de certa forma garantiu mais segurança as pessoas que passam pelas áreas centrais da cidade todo dia”, finalizou o ciclista.
De acordo com o governo municipal, há ciclofaixas instaladas nas Avenidas Tancredo Neves, Nazário Pereira Gomes, Alberto Torres, bem como nas Ruas Barão da Lagoa Dourada, Baronesa da Lagoa Dourada, Barão de Miracema, Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa), Gastão Vieira Sampaio, José Bonaparte Vieira, dentre outras. As ciclovias estão situadas nas Avenidas 28 de Março, Presidente Kennedy, Arthur Bernardes, Felipe Uebe, Nazário Pereira Gomes, Alberto Lamego e José Carlos Pereira Pinto.
Ainda visando maior segurança para os ciclistas, um projeto do IMTT com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), instalou implantados 363 paraciclos em 27 locais distintos, representando cerca de 800 vagas para ciclista. Segundo a Prefeitura de Campos, as vagas foram instaladas no Calçadão Boulevard Francisco de Paula Carneiro, na Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), Avenida Tancredo Neves, ao entorno do Jardim São Benedito, do Mercado Municipal, Shopping Popular Michel Haddad, entre outros pontos. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS