Mau tempo faz Heliporto do Farol transferir voos para as plataformas
Éder Souza 13/08/2024 18:32 - Atualizado em 13/08/2024 19:44
O Heliporto do Farol
O Heliporto do Farol

O Helioporto do Farol de São Tomé, em Campos, e o Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, em Macaé, transferiram alguns voos em direção às plataformas de petróleo da Bacia de Campos em função do mau tempo desta terça-feira (13).

De acordo com a Infra Aeroportos, concessionária que administra o heliporto do Farol, os voos precisaram ser transferidos no início da tarde desta terça por conta das condições adversas das plataformas. Eles serão realocados, mas a empresa não informou para quando. Apesar da situação, o Heliporto do Farol e o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, que também é administrado pela empresa, mantêm as condições operacionais dentro da normalidade. 
Aeroporto de Macaé
Aeroporto de Macaé / Foto: Rui Porto Filho


Em Macaé, entre a manhã e o final da tarde desta terça, 11 voos que sairiam do aeroporto para plataformas de petróleo foram transferidos para quarta-feira (14) por conta das condições meteorológicas no destino. A informação é da Zurich Aeroportos, concessionária responsável pelo terminal.
A Folha entrou em contato com a Petrobras para saber quantos trabalhadores foram afetados pela transferência dos voos e qual o suporte a empresa está dando aos funcionários, mas ainda não recebeu respostas.
Estado de alerta para a praia do Farol vigente até quinta-feira
Imagem de episódios de ressaca no Farol
Imagem de episódios de ressaca no Farol / Divulgação - Secom Campos


A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Campos, por meio do Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD), mantém alerta para a previsão de ressaca no Farol de São Tomé até a próxima quinta-feira (15). As ondas podem chegar a quatro metros. Para esta quarta-feira (13), a previsão é de sol com poucas nuvens, sem a ocorrência de chuvas. Os ventos serão de moderados a fortes. A temperatura máxima prevista é de 25°Ce a mínima de 13°C.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, neste período, a previsão é de ondas mais altas e com ressacas mais intensas. “O recuo da orla do Farol em direção ao continente está cada vez maior, o que nos preocupa, já que começa a atingir imóveis daquela localidade. Estamos com um agente da Defesa Civil 24 horas na praia do Farol, monitorando toda essa situação e mantendo a população informada”.
Já na área central da planície, o alerta para a população é devido aos ventos fortes, redobrando os cuidados e a atenção.Ainda, de acordo com a Defesa Civil, não houve chamados nas últimas 24 horas para quedas de árvores ou outros incidentes em decorrência do vento.
A Defesa Civil disponibiliza dois números para que a população entre em contato em caso de emergência: 199 ou (22) 98175-2512.
Com informações da Secom Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS