Mais de mil multas aplicadas pela Guarda Municipal a motoristas flagrados com celular ao volante em Campos
Yasmim Lima 24/07/2024 11:23 - Atualizado em 24/07/2024 11:24
De janeiro até o dia 30 de junho de 2024 foram somadas 1.877 multas - Foto: Rodrigo Silveira
De janeiro até o dia 30 de junho de 2024 foram somadas 1.877 multas - Foto: Rodrigo Silveira
Em Campos está cada vez mais comum flagrar motoristas utilizando os celulares no trânsito, uma combinação perigosa quando relacionada ao trânsito. De acordo com dados divulgados pela Guarda Civil Municipal (GCM), sobre multas aplicadas para motoristas que usam celular ao volante ou que foram flagrados segurando o aparelho, durante todo o período do ano passado foram registradas cerca de 2.445 multas. Neste ano, no período de janeiro até o dia 30 de junho, já foram somadas 1.877, sendo um número alarmante dentro de um curto período de tempo.

A prática, além de ser uma infração de trânsito de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, ainda é muito perigoso para quem pratica e os demais condutores na via. Segundo o código de trânsito, a hipótese de o condutor estar ao volante segurando ou manuseando o celular é uma infração gravíssima. Além da multa de R$293,47 que gera para o condutor, também adquire pontos da carteira de motorista.
De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), a prática de enviar mensagens de texto ao volante aumenta em 400% os riscos de acidentes de trânsito. Ainda segundo o Detran, ler, falar ou digitar e até fazer uso dos fones de ouvidos na direção aumentam as chances de acidentes em 80%. O uso de celular ao volante causa 52% dos acidentes no trânsito.
Para o instrutor de trânsito, Felipe Said, está é uma combinação muito perigosa para os condutores que trafegam pela via. Mais de 200 mil infrações no país foram causadas pelo uso do celular.
“Hoje em dia podemos afirmar que o celular é a maioria das causas de acidentes. De acordo com números do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), referentes ao ano de 2021, cerca de 675 brasileiros se arriscaram todos os dias ao utilizar o aparelho enquanto dirigiam, o que significa que, a cada hora, 28 condutores negligenciaram a atenção ao volante, reforçando uma das principais causas de sinistros de trânsito no Brasil. No total, foram registradas em 2021, 246.438 infrações de trânsito por uso de celular no país”, destaca Felipe.
Estudado apontam que o uso dos celulares ao volante entre os jovens é ainda mais frequente, além de causas grande parte dos acidentes de trânsito. Dados da Abramet (Associação Brasileira de medicina no tráfego) mostram que o celular é a principal causa de acidentes entre jovens de 20 a 39 anos. O uso do celular ao volante é responsável em média por 57% dos acidentes nessa faixa etária. Ainda segundo o estudo, digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros.
Dirigir com o celular ao volante é uma ação perigosa e, muitas das vezes, fatal. Ele é capaz de tirar a atenção do condutor e causar distração em questão de segundos. Tempo este em que pode acontecer acidentes gravíssimos. Com os municípios cada vez mais modernos e atualizados, há mais investimentos em segurança e a implantação de muitas câmeras pela cidade o que pode diminuir o aumento desses dados, mais ainda sim, os números ainda são grandes e precisam de mais investimentos em segurança pública.
O instrutor de trânsito ressalta algumas medidas que podem ser feitas para amenizar o alto índice de acidentes causados pelo uso de celular.
“Poderiam ser criadas mais Campanhas de Conscientização educativas que enfatizem os perigos do uso do celular ao dirigir e as consequências legais e pessoais dessas ações. Reforçar as leis existentes ou criar novas leis que proíbam o uso de celular ao volante, com penalidades claras e aplicação eficaz. Promover o uso de tecnologias mãos livres e sistemas integrados de voz para comunicação, reduzindo a necessidade de manusear o celular. Integrar educação sobre segurança no trânsito e uso responsável de dispositivos móveis desde as escolas, conscientizando jovens desde cedo. Promover uma cultura onde o uso do celular ao dirigir seja visto como inaceitável e irresponsável, encorajando a responsabilidade individual e coletiva”, finalizou Felipe.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS