Vaquinha feita por campista com síndrome rara atinge 120 mil reais
Maria Laura Gomes 23/07/2024 15:16 - Atualizado em 23/07/2024 15:20
Reprodução
Na manhã desta terça-feira (23), Ana Carollina Rodrigues, de 24 anos, anunciou em suas redes sociais uma vitória importante em sua luta contra a fibrose cística: a meta de 120 mil reais foi atingida na vaquinha online, o que permitirá a compra de quatro caixas do medicamento Trikafta, cada uma custando 30 mil reais.
"Passando para avisar que a gente acabou de bater a meta de quatro caixas. A gente está cada vez mais próximo das seis, faltam duas agora. Conto com vocês para continuarem divulgando e a gente bater logo essa meta. Eu não vejo a hora de começar a tomar o remédio e mostrar a evolução para vocês" disse a jovem em um vídeo publicado em sua rede social.


Ana Carollina, natural de Campos, vive um desafio diário. A fibrose cística é uma doença genética rara, crônica, progressiva e sem cura, que afeta principalmente os pulmões e o sistema digestivo. Nos últimos meses, a condição da jovem se agravou significativamente, resultando na perda de 80% de sua capacidade pulmonar. Atualmente, ela necessita de assistência para realizar atividades básicas, como escovar os dentes e tomar banho.

Diagnosticada aos 12 anos após diversas pneumonias recorrentes, Ana Carollina foi inicialmente tratada por um médico alergista, que a encaminhou a uma pneumologista. A médica, atuante em Campos, solicitou um exame específico, e o diagnóstico foi confirmado através de um teste de suor realizado no Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro.

A campanha para arrecadação dos fundos foi um esforço conjunto de familiares, amigos e da própria Ana Carollina, que gravou um vídeo explicando sua condição e a importância do tratamento com Trikafta. Este medicamento é considerado revolucionário para o tratamento da fibrose cística, mas seu custo elevado torna difícil o acesso.

As doações continuam sendo aceitas, pois o tratamento completo com Trikafta requer um investimento contínuo. Quem quiser contribuir pode fazer doações via Pix para [email protected], Banco Inter, agência: 0001, conta: 37587060-1, em nome de Ana Carollina Rodrigues Manhães.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS