COPPAM aprova tombamento do Estádio Ary de Oliveira e Souza
Maria Laura Gomes 23/07/2024 12:30 - Atualizado em 23/07/2024 15:09
Aryzão, estádio do Goytacaz
Aryzão, estádio do Goytacaz / Foto: Genilson Pessanha
Na manhã desta terça-feira (23), uma reunião on-line realizada entre membros do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (COPPAM), da gestão do Goytacaz e a presença de 45 torcedores, resultou na decisão de tombamento do estádio Ary de Oliveira e Souza, popularmente conhecido como Aryzão. 

Com 11 votos a favor e uma abstenção, a decisão foi unânime em preservar o patrimônio histórico do clube, garantindo a proteção do estádio que é um marco importante na história do Goytacaz e do futebol campista. Lembrando que o Instituto Histórico de Campos se absteve. Embora a decisão do COPPAM não impeça que o estádio seja leiloado, ela impede a construção de estabelecimentos como shoppings, prédios ou outras edificações no local. 
A partir de agora, obras de reforma e modernização do estádio deverão ser aprovadas pelo Coppam, conforme esclareceu o conselheiro Luiz Francisco Boechat Junior, representante da procuradoria no órgão. Enquanto isso, a diretoria segue trabalhando na recuperação da infraestrutura do estádio de olho na volta das atividades do futebol.
Recentemente, o Aryzão foi declarado "NON AEDIFICANDI", ou seja, uma área proibida de receber edificação, após a aprovação de um projeto de lei do vereador Raphael Thuin (PTB) na Câmara de Campos. Esse status foi uma vitória significativa para os alvianis, que desejam preservar o estádio contra possíveis vendas ou demolições. O estádio já foi a leilão, no mínimo, quatro vezes. O Aryzão está sendo leiloado desde 2022, sempre por conta de dívidas trabalhistas.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS