Centro de Controle Operacional de Campos é inaugurado nesta quinta
04/07/2024 18:58 - Atualizado em 04/07/2024 18:58
Central funciona no Boulevard Shopping
Central funciona no Boulevard Shopping / Foto: César Ferreira/ Divulgação
A Prefeitura de Campos inaugurou na tarde desta quinta-feira (4) o Centro de Controle Operacional (CCO), com funcionamento de 240 câmeras de monitoramento. O novo espaço funciona no interior do Boulevard Shopping. O evento contou com a participação do prefeito Wladimir Garotinho; do presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá; do secretário de Ordem Pública, Maxwell de Araújo; além da presença de autoridades municipais e das forças de segurança. Até o final deste mês, as 116 câmeras instaladas nos semáforos inteligentes estarão integradas na operação, totalizando 356 câmeras.
Prefeito Wladimir Garotinho na inauguração da Central
Prefeito Wladimir Garotinho na inauguração da Central / Foto: Divulgação/Secom Campos
“O Centro de Controle Operacional é um sonho antigo de todas as forças de segurança. Implantamos uma central unificada e mais moderna do interior do estado do Rio de Janeiro. São câmeras de alta resolução, longo alcance, que farão leituras facial, de placas de carros e detecção de movimentos suspeitos. Teremos 15 posições fixas divididas entre as forças de segurança e todos terão seu login e senha para acesso às imagens. Com esse Centro de Controle Operacional, damos um passo gigantesco para uma melhor qualidade de vida da população”, disse o prefeito Wladimir Garotinho, informando que as empresas, instituições, comerciantes e empreendedores poderão espelhar as próprias câmeras de monitoramento no CCO.
Nelson Godá destacou que o CCO irá integrar diversos órgãos de trânsito e de segurança pública para dar uma resposta mais rápida à população. “E com isso garantir mais segurança para toda a cidade. O CCO servirá para dar mais celeridade às ocorrências de trânsito, às investigações policiais, combater as irregularidades, através de um olhar tecnológico e de ponta. No centro estarão atuando 40 agentes em 24 horas”, pontuou.
Maxwell de Araújo informou que a Ordem Pública interagiu com os órgãos de segurança pública quando foi apresentado o projeto. “Este é o maior centro de monitoramento do Norte e Noroeste Fluminense e inserimos esses órgãos para a execução do sistema para que possam cumprir, por exemplo, mandados de prisão através das câmeras de reconhecimento facial. E com a segurança fortalecida, através do Centro de Controle Operacional, atrair investimentos por meio de grandes empresas e, com isso, gerar empregos”, comentou.
Fonte: Secom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS