Dia da Saúde Ocular promove prevenção à Cegueira
Rafael Khenaifes
Prevenção à Cegueira
Prevenção à Cegueira / Divulgação
Passaporte para o mundo, a visão é um cinco sentidos humanos que nos conecta a todas as emoções da vida. Os olhos podem revelar personalidades, estados de espírito. E tem até o poder inspirar os românticos.

Vinicius de Moraes já dizia no Poema dos Olhos: "Ó minha amada. Que olhos os teus. São cais noturnos cheios de adeus. São docas mansas trilhando luzes. Que brilham longe. Longe dos breus... Ó minha amada".

Fundamentais na garantia da independência e autonomia, os órgãos têm até um data especial no calendário. A chegada do 10 de Julho marca o Dia da Saúde Ocular.

Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a iniciativa chama a atenção sobre a importância da prevenção e o diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas a tempo, levam até a perda da visão.

A oftalmologista Ione Alexim alerta: "As principais enfermidades que podem levar à cegueira são a Catarata, o deslocamento da Retina, Doenças Maculares relacionadas à Idade e o Glaucoma. Fatores de risco como a predisposição genética ainda merecem atenção especial dos pacientes".

A assistência está disponível no SUS com consultas e exames, além de tratamentos medicamentosos, operações e transplantes.

Na lista das principais causas de cegueira reversível, o destaque é justamente para a Catarata. " As primeiras queixas costumam ser as dificuldades para enxergar longe. O diagnóstico é clínico, seguido da indicação de cirurgia", explica a médica.

Através da informação, a OMS busca reduzir estatísticas consideradas preocupantes: cerca de 2,2 bilhões de pessoas, no planeta, têm deficiência visual. Dessas, pelo menos 1 bilhão apresentam algum tipo de deficiência que poderia ser evitada ou que sequer ainda foi tratada.

Os principais casos de doenças oculares acompanhados no Brasil pelo SUS são os Erros de Refração (Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia), Catarata, Glaucoma e Doenças da Retina.

Já o Conselho Brasileiro de Oftalmologia reforça que a Catarata e os Erros Refração não corrigidos, juntos, representam 74,8% de todos os casos de deficiência visual.

A consulta ao oftalmologista deve ser feita desde a infância. Mesmo que não haja queixas, os diagnósticos precoces auxiliam na correção de problemas simples como a Miopia. A correção óptica adequada é capaz de evitar desgastes, principalmente, dos estudantes nos primeiros anos da fase escolar.

Se os olhos são "Janelas da Alma", cuidar deles é mais que um zelo. É também um ato de amor próprio.

Nos consultórios médicos, o 10 de Julho tem tudo para ser especial. O Dia da Saúde dos Olhos promete também gestos de carinho e proteção.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS