Visita técnica às obras do projeto de Revitalização do Centro é realizada em Campos
“Na segunda etapa, a gente veio aqui para fazer uma avaliação do que já foi entregue, dos problemas que surgiram assim que a gente começou a intervenção, porque tem problemas que surgem no decorrer da execução. E a importância dessa nossa visita, e a gente vai fazer essa visita periodicamente até a entrega, é justamente levantar os problemas e destravar, tentar resolver da melhor forma possível para que o resultado seja de entregue o mais rápido possível (...) A gente não pode injetar um prazo porque muitas vezes a gente vai fazer uma intervenção, descobre um problema, tem que gastar mais algum tempo. A gente prevê e espera que até setembro a gente já entre na terceira etapa, que é justamente a etapa de ocupação cultural, de atração turística pro centro”, explica.
O planejamento é de que todo mês aconteçam essas visitas para que seja possível acompanhar todo o processo e fazer reajustes também. O secretário de Obras e Infraestrutura, Fabrício Ribeiro, falou sobre a execução do projeto de Revitalização do centro, ressaltando também sobre a necessidade de refazer serviços.
“A Secretaria de Ordem Pública trabalha 24 horas e também, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a gente está fazendo um trabalho focando na população de rua. Essas populações de outros municípios, estados, que às vezes ocupam aquele local, a gente orienta, através da Secretaria de Assistência Social, a gente leva para o abrigo, a gente faz toda uma orientação para eles, e também a gente mapeia essas pessoas também. Então, a Secretaria de Ordem Pública, ela atua aqui no centro, para deixar o ordenamento público tranquilo para ver circulação das pessoas”, finaliza o secretário de Ordem Pública.
Sobre a limpeza na área, a secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz, informou que terá um planejamento de conscientização dentro do centro tanto com os campistas no geral quanto com os lojistas para que a área central e comercial fique, cada vez, mais limpa.
“A gente está fazendo um planejamento de conscientização dentro do centro. A gente vai espalhar algumas placas até para orientação dos lojistas, quais os horários que a gente vai estar passando com lixeiro para eles poderem fazer o descarte das lojas num período adequado, para que a gente não possa ficar chegando no centro e vendo na porta das lojas aquele descarte com o horário que não vai ter a coleta, para a gente evitar esse mal-estar com cada um para saber o horário exato. E também a conscientização diretamente aos frequentadores do centro, para que a gente possa estar melhorando um pouco mais a limpeza e embelezando mais a nossa cidade”. (I.S.)
A Secretaria de Turismo de Campos, em conjunto com outras secretarias, realizou, nesta terça-feira (11), uma visita técnica às obras do projeto de Revitalização do Centro Histórico, com o intuito de continuar na segunda etapa, avaliando o que já foi entregue e o que pode ter surgido depois que começaram a intervenção. Estiveram presentes as secretarias de Obras e Infraestrutura, Ordem Pública, Limpeza Pública e Desenvolvimento Humano e Social, além do subsecretário de Turismo, Edvar de Freitas Chagas Júnior e o atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Francisco Rodrigues.
A primeira etapa do projeto já foi encerrada, em que foi realizado, junto com o mesmo grupo de secretários, o levantamento das necessidades. De acordo com a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, problemas podem surgir no decorrer da execução e o prazo de término ainda não é certo.
A primeira etapa do projeto já foi encerrada, em que foi realizado, junto com o mesmo grupo de secretários, o levantamento das necessidades. De acordo com a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, problemas podem surgir no decorrer da execução e o prazo de término ainda não é certo.
“Na segunda etapa, a gente veio aqui para fazer uma avaliação do que já foi entregue, dos problemas que surgiram assim que a gente começou a intervenção, porque tem problemas que surgem no decorrer da execução. E a importância dessa nossa visita, e a gente vai fazer essa visita periodicamente até a entrega, é justamente levantar os problemas e destravar, tentar resolver da melhor forma possível para que o resultado seja de entregue o mais rápido possível (...) A gente não pode injetar um prazo porque muitas vezes a gente vai fazer uma intervenção, descobre um problema, tem que gastar mais algum tempo. A gente prevê e espera que até setembro a gente já entre na terceira etapa, que é justamente a etapa de ocupação cultural, de atração turística pro centro”, explica.
O planejamento é de que todo mês aconteçam essas visitas para que seja possível acompanhar todo o processo e fazer reajustes também. O secretário de Obras e Infraestrutura, Fabrício Ribeiro, falou sobre a execução do projeto de Revitalização do centro, ressaltando também sobre a necessidade de refazer serviços.
“Nós viemos aqui, levantamos a demanda, com a determinação do prefeito Wladimir Garotinho, nós estamos fazendo um trabalho de restauração do centro, recompondo as pedras portuguesas, restaurando os postes, os vasos e a recomposição de tampões de bueiro, conforme adequar as obras que foram danificadas. Então, eu vejo uma avaliação como muito positiva (...) O prazo da execução está sendo um pouco menor do que deveria ser, porque a gente está encontrando muita demanda e tendo que refazer muitos serviços, mas tão logo acho que no próximo, mais 30 ou 60 dias, nós estaremos finalizando aqui no centro”, disse.
Já em relação a Ordem Pública, o coronel Maxwell de Araújo, secretário municipal da pasta, explicou sobre o trabalho no projeto de Revitalização do centro que, além de evitar vendas sem autorização, também orientam os campistas a não pedalarem pela área.
Já em relação a Ordem Pública, o coronel Maxwell de Araújo, secretário municipal da pasta, explicou sobre o trabalho no projeto de Revitalização do centro que, além de evitar vendas sem autorização, também orientam os campistas a não pedalarem pela área.
“Hoje aqui no centro, mais especificamente, o que a gente faz? Se você observar aqui o centro não tem várias pessoas vendendo tapete, pessoas vendendo produtos que não tem autorização. A gente deixa o espaço livre para que a população faça a circulação dela e, antes da multa, a gente orienta. Se persistir, a gente multa quem está com mercadoria que não tem autorização para fazer a venda nesse local. Tudo isso à luz do Código de Postura (...) E também, se observar aqui, não temos bicicletas circulando aqui. A gente orienta que, ao entrar, pedalando a bicicleta, ele pare a bicicleta e, desça da bicicleta, passa andando, para não ter nenhum tipo de atropelamento”, esclareceu o coronel, informando que a secretaria trabalha 24 horas por dia, auxiliando também a Secretaria de Assistência Social para encaminhar pessoas em situação de rua para o abrigo.
“A Secretaria de Ordem Pública trabalha 24 horas e também, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a gente está fazendo um trabalho focando na população de rua. Essas populações de outros municípios, estados, que às vezes ocupam aquele local, a gente orienta, através da Secretaria de Assistência Social, a gente leva para o abrigo, a gente faz toda uma orientação para eles, e também a gente mapeia essas pessoas também. Então, a Secretaria de Ordem Pública, ela atua aqui no centro, para deixar o ordenamento público tranquilo para ver circulação das pessoas”, finaliza o secretário de Ordem Pública.
Sobre a limpeza na área, a secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz, informou que terá um planejamento de conscientização dentro do centro tanto com os campistas no geral quanto com os lojistas para que a área central e comercial fique, cada vez, mais limpa.
“A gente está fazendo um planejamento de conscientização dentro do centro. A gente vai espalhar algumas placas até para orientação dos lojistas, quais os horários que a gente vai estar passando com lixeiro para eles poderem fazer o descarte das lojas num período adequado, para que a gente não possa ficar chegando no centro e vendo na porta das lojas aquele descarte com o horário que não vai ter a coleta, para a gente evitar esse mal-estar com cada um para saber o horário exato. E também a conscientização diretamente aos frequentadores do centro, para que a gente possa estar melhorando um pouco mais a limpeza e embelezando mais a nossa cidade”. (I.S.)