Detento é encontrado morto dentro de presídio, em Guarus
Um homem de 31 anos, identificado com as iniciais R.N.R., foi encontrado morto, na noite dessa sexta-feira (7), dentro de uma cela da Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro, em Guarus. De acordo com a Polícia Civil, ele estaria preso desde setembro de 2021, junto com outros 84 internos, pelo crime de roubo qualificado. A polícia informou, ainda, que ele foi encontrado pela emergência com hematomas na face e diversas escoriações por todo o corpo, mas ainda não há informações sobre a causa da morte.
A Polícia Civil relatou que, a princípio, o homem teria sofrido uma queda da própria altura. Ao perceberem que ele estava inconsciente, a equipe de emergência foi acionada e constatou o óbito. Ele não tinha histórico de doença, nem comorbidades, mas apresentava os ferimentos. Não há câmeras dentro das celas, mas nos corredores, sim.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos para que seja possível saber a causa da morte. O caso foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), onde será investigado.
Procurada pela Folha, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) confirmou a situação e informou que: "Todos os procedimentos de praxe foram tomados e o caso registrado na delegacia da área (...) Por meio de sua Corregedoria, a Seap instaurou uma sindicância para apurar as responsabilidades no caso". (I.S.)