Prefeitura anuncia projeto de plantio de árvores, sem revelar custo
Saulo Pessanha 08/06/2024 09:56 - Atualizado em 08/06/2024 17:10
A Prefeitura lançou o “Vias Verdes”, que projeta uma Campos mais arborizada. Ocorre que, no próprio anúncio feito pelo poder público, é resguardada a amplitude da iniciativa. O programa prevê uma cidade com mais 2.200 árvores. Mas não assegura tal quantitativo.

Custeado com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA), mas com valores não revelados, o projeto prevê o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica. No papel, mostra-se grandioso.

A cidade precisa investir no verde. Ao longo dos últimos governos, Campos sofreu um esvaziamento na arborização de suas ruas, praças e jardins. Tal cenário pode ser conferido por fotos mais antigas.

A título de ilustração, basta citar a Praça do Santíssimo Salvador. As árvores em seu entorno foram retiradas quando da reforma que passou no início dos anos 2.000. Outras foram plantadas, mas em número menor. E exibindo menos sombra.

A Prefeitura, ao anunciar o “Via Verdes”, deu uma valorizada no projeto. Revelou que as ruas que vão receber as árvores foram decididas “após estudo técnico, a fim de cobrir grande parte da malha urbana”.

O projeto, informa a Prefeitura, se viabilizou “considerando a área de grande circulação de pessoas e de ligação do tráfego de veículos entre as regiões de ambas margens do Rio Paraíba atravessando a cidade em toda sua extensão no sentido oeste-leste e incluindo os principais eixos de ligação entre os diversos bairros”.

Perfumarias à parte, o que o “Vias Verdes” precisa é que as árvores plantadas ganhem irrigação para que não morram como tantas que se vê pela cidade. E que sejam podadas quando necessário. Coisas simples.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    [email protected]