Acúmulo de lixo em via pública segue trazendo transtornos em Campos
Ingrid Silva 21/05/2024 13:27 - Atualizado em 21/05/2024 16:34
Acúmulo de lixo no Parque Rosário, em Campos
Acúmulo de lixo no Parque Rosário, em Campos / Reprodução
Dois vídeos enviados para a equipe da Folha mostrando acúmulo de lixo de maneira irregular em via pública tem gerado reclamações em bairros diferentes de Campos. A situação acontece na rua Carlos Lacerda, no centro de Campos, segundo quem passa na região normalmente, há, aproximadamente, 10 dias. Já na rua Silva Tavares, no Parque Rosário, de acordo com moradores, os entulhos estão empilhados faz 2 meses. O caso gera tanto dificuldades para estacionar no local quanto preocupações sobre doenças e animais peçonhentos.


“A igreja que eu frequento é ao lado de onde está esse lixo. Você chega, não tem onde estacionar. Você fica com medo de parar perto e ter rato no lixo. Isso é muito complicado. Isso está ali há mais dez dias. Não é a primeira vez que eles fazem isso, não. Já ficou aquela lixarada ali toda vida. O pessoal reclama de dengue, reclama disso, daquilo. Mas as pessoas não fazem a sua parte. Depois quer ficar reclamando de prefeitura. É muito complicado”, conta uma mulher, que preferiu não se identificar.
Acúmulo de lixo na rua Carlos Lacerda, em Campos
Acúmulo de lixo na rua Carlos Lacerda, em Campos / Reprodução


E o caso se repete em outros lugares, como na rua Silva Tavares, no Parque Rosário. O acúmulo de lixo na região acontece há dois meses, de acordo com uma das moradoras da área. Com diversos tipos de resíduos, como madeira, móveis, garrafas plásticas ou até mesmo sacos de lixo, a situação está trazendo, cada vez mais, animais e mosquitos, e também atrapalhando a passagem de pedestres na calçada. Nessa situação, segundo moradores, um vizinho, que não mora mais na rua e também não apareceu para falar com os outros moradores, limpou o estacionamento de sua casa e deixou o acúmulo de lixo em frente à casa. Porém, outras pessoas que passam pelo local também descartam coisas lá, o que gera mais ainda o acúmulo.

“Tem pessoas que passam por aqui e jogam lixo, jogam um móvel, garrafa de bebida. Então, está sempre acumulando com algum tipo de lixo e com certeza já viram ratos passando por ali, baratas, tem vizinhos que relataram ter visto gambá também. Então, já está se tornando uma coisa que já não está fazendo bem aos moradores. É preocupante porque daqui a pouco o lixo vai estar no meio da rua. Já tapou a calçada, às vezes tem moradores que pegam, empurram um pouquinho o lixo em volta dele para poder ter passagem na calçada, passagem no meio da rua. Mas só está acumulando. Quando chove é pior, porque depois que para de chover, vem o sol e começa dando muito mosquito”, relata a moradora e estudante, Pollyanna Rodrigues.

Ainda segundo ela, o filho de 3 anos de uma das moradoras, em casa do lado de onde fica depositado o lixo, chegou a ter dengue um tempo depois do lixo ser depositado, o que acreditam ter acontecido devido a água parada no lixo após chuvas.

A Folha entrou em contato com a Prefeitura para saber se há previsão de limpeza. Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos disse que já encaminhou equipe ao local e um agente do órgão conseguiu identificar um morador que joga o lixo em um dos locais. "Esta pessoa identificada recebeu uma notificação e foi dado a ela prazo para fazer a retirada. Um outro, que também praticou o mesmo ato, não foi localizado, porque a residência estava fechada", disse a nota. 
O órgão ainda explicou que, por causa disso, a equipe do órgão irá ao local essa semana e realizar retirada. Ainda segundo a nota, quando alguém que pratica a ação é identificado, a prefeitura tem como notificar e multar. Mas quando este não é identificado, o órgão realiza.

"A Secretaria de Serviços Públicos faz a limpeza geral em todo bairro, mas, infelizmente, as pessoas tendem a ter esses atos irresponsáveis, ignorando que existe na área um ponto de descarte, o PEV da avenida Nossa Senhora do Carmo, que faz o recebimento desse tipo de resíduo", reforçou. 
 
 (I.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS