Vacinação contra o HPV passa a ser em dose única para adolescentes
Rafael Khenaifes 05/04/2024 09:21 - Atualizado em 05/04/2024 14:15
 A partir de agora vacina contra HPV passa a ser aplicada em dose única
A partir de agora vacina contra HPV passa a ser aplicada em dose única / Foto Divulgação
Os órgãos de saúde estão convocando pais e responsáveis para levarem seus filhos adolescentes não vacinados, entre 9 e 14 anos de idade, para se imunizarem contra o Papilomavírus Humano (HPV). O chamamento é devido ao novo comunicado, feito pelo Ministério da Saúde, mediante nota técnica, que trata da atualização das recomendações da imunização contra HPV no Brasil, que a partir de agora passa a ser aplicada em dose única.

Jovens até 19 anos, 11 meses e 29 dias que não foram vacinados também poderão receber a dose única e ficar com a proteção em dia. Já pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente, independentemente da idade, com prescrição médica, passam a fazer parte do grupo prioritário para imunização contra o HPV nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) com esquema de três doses.

A adoção da dose única da vacina contra o HPV no Plano Nacional de Imunização (PNI) será somente para os adolescentes de 9 a 14 anos. Está mantida a recomendação para os demais grupos (imunossuprimidos e vítimas de violência sexual), com três doses.

IMUNIZANTE — A vacina HPV protege contra o Papilomavírus Humano e, em Campos, é aplicada desde outubro de 2010. O município foi o primeiro de porte médio a disponibilizar gratuitamente a vacina. O imunizante é usado na prevenção e redução de doenças ocasionadas pelo vírus HPV, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe, além de verrugas genitais. Para ser imunizado é obrigatório apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS