Canais da Baixada Campista recebem operação de limpeza
Em função dos impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram Campos nos últimos dias 22, 23 e 24, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, está realizando uma grande ação de limpeza dos canais e pontes da Baixada Campista. Algumas localidades, como Olhos D´Água, Pitangueiras e Palacete, ficaram alagadas, levando a uma efetiva atuação das equipes da secretaria, em parceria com a Associação Norte Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) e com a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro).
Desde o dia 25 de março, quatro máquinas têm atuado na desobstrução dos canais de São Bento, na localidade de Palacete, das comportas do Terminal Pesqueiro e nas pontes de Barra do Jacaré e Pitangueiras, segundo o diretor de Pesca e Aquicultura da secretaria de Agricultura, Eduardo Alves.
Em relação às pontes, ele disse que os trabalhos estão concentrados na retirada da vegetação dos pilares, que impede a drenagem da água pelos canais. “O mato acaba retendo a água e os canais transbordam”, acrescentou.
A ação de limpeza dos canais é contínua. “Desde que o prefeito Wladimir Garotinho criou a Comissão Municipal de Recursos Hídricos, as equipes têm atuado em vários lugares ao mesmo tempo. A medida visa manter livres os cursos d’água, reduzindo, assim, os riscos de alagamentos em períodos chuvosos. O que ocorreu na Baixada Campista se deu em virtude do grande volume de água em um curto período. Naquele final de semana choveu 350 milímetros em 48h”, disse Eduardo.