Cerca de 90% da população de Santo Eduardo foi atingida pelas fortes chuvas
O Corpo de Bombeiros também está mobilizado para atendimento aos moradores de Campos e de outros municípios fluminenses. Desde quinta-feira (11), a corporação resgatou mais de 100 pessoas com vida de ocorrências envolvendo deslizamentos, desabamentos, inundações e alagamentos provocados pelas chuvas em todo o estado.
Pelo menos 90% da população de Santo Eduardo foi afetada pelas fortes chuvas que atingem o município de Campos desde sexta-feira (22). O número de famílias desalojadas e desabrigadas, entretanto, ainda não foi contabilizado pela Prefeitura, que mantém equipes de várias secretarias no distrito e em outras áreas atingidas, como em Ponta Grossa, Farol de São Tomé e Parque Santa Rosa. Outra localidade bastante afetada é a de Mocotó do Imbé, onde a água acumulada, inclusive, cobriu a ponte, conforme vídeo publicado no perfil de Instagram @lagoafeia_sos.
Nesse período, a secretaria municipal de Defesa Civil já atendeu a 67 solicitações para alagamentos, nove quedas de árvores, sete vistorias estruturais, dois desabamentos de muro e, ainda, fechamento de comporta, queda de ponte, desprendimento de reboco e afundamento de pavimento em via pública, em diversos bairros de Campos.
Leia mais
-
Corpo de Bombeiros atua em diversas ocorrências devido à chuva no Norte e Noroeste do estado
-
Doações para as vítimas das chuvas podem ser feitas na sede da Prefeitura
-
Estado envia medicamentos, insumos e profissionais de saúde para municípios atingidos pelas chuvas
-
Prefeitura de Campos institui Gabinete de Gerenciamento de Crise por causa das chuvas
Na região Norte e Noroeste do estado, os locais mais afetados foram Bom Jesus do Itabapoana e o distrito de Santo Eduardo, onde em torno de 250 bombeiros estão atuando. Em Bom Jesus, cerca de 90 pessoas precisaram ser resgatadas de locais onde estavam ilhadas. Já no distrito de Santo Eduardo, onde a água subiu mais de dois metros em alguns pontos, as equipes da corporação retiraram em torno de 20 pessoas de locais de risco e as colocaram em áreas seguras.
A enchente tem mobilizado grande parte da população de Campos, que contribui com doações de alimentos, água potável, produtos de higiene, roupas, colchonetes, toalhas de banho e roupas de cama para as pessoas atingidas. Muitas pessoas também têm atuado em outras ações de solidariedade em áreas afetadas.
As doações podem ser entregues na sede da Prefeitura de Campos, situada na rua Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, 47, no Parque Santo Amaro.
Acumulado de chuva registrado em Campos entre sexta-feira (23) e domingo (24), às 10h:
Região Central
Ponte Barcelos Martins: 239,8 mm
Parque Cidade Luz: 183,2 mm
Outras Localidades
Morro do Coco: 257,4 mm
Serrinha: 205,0 mm
Dores de Macabu: 120,6 mm
Lagoa de Cima: 240,6 mm
Lagoa do Campelo: 207,6 mm
Lagoa Feia: 303,4 mm
Ponte Barcelos Martins: 239,8 mm
Parque Cidade Luz: 183,2 mm
Outras Localidades
Morro do Coco: 257,4 mm
Serrinha: 205,0 mm
Dores de Macabu: 120,6 mm
Lagoa de Cima: 240,6 mm
Lagoa do Campelo: 207,6 mm
Lagoa Feia: 303,4 mm