Obras do programa Asfalto Novo são iniciadas na região de Guarus
Catarine Barreto 19/02/2024 16:44 - Atualizado em 19/02/2024 16:47
  • Motorista Lucas Soares

    Motorista Lucas Soares

  • Obras de recapeamento em Guarus

    Obras de recapeamento em Guarus

  • Wladimir Garotinho

    Wladimir Garotinho

  • Obras de recapeamento em Guarus

    Obras de recapeamento em Guarus

O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, esteve na manhã desta segunda-feira (19) em Guarus para dar início às obras do Asfalto Novo na região. A nova etapa foi iniciada na avenida Tancredo Neves com a avenida Professora Carmem Carneiro. Além do trabalho de recuperação do asfalto que já vem acontecendo na região central, em Guarus as obras serão divididas em três fases.
“A gente está começando hoje a obra de asfalto novo em Guarus. Queríamos ter começado antes, em janeiro, aproveitando o período de verão, mas como houve o atraso na votação da Lei Orçamentária, nós estamos começando hoje. São 95 ruas. São praticamente todas as avenidas, as grandes avenidas de Guarus, mais outras ruas também. A gente começa hoje fazendo a Carmen Carneiro, Tancredo Neves e Zuza Mota, que são as três principais aqui da região. Serão três equipes espalhadas por toda Guarus”, disse o prefeito.
O prefeito explicou sobre a diferença das obras na área Central e em Guarus. “O asfalto do Centro é uma parceria com o governo do estado, tem uma equipe trabalhando apenas. Aqui em Guarus é 100% recurso municipal e serão três equipes trabalhando para que a gente possa fazer a obra de maneira mais célere, mais rápida, e poder deixar Guarus com mais mobilidade, com o trânsito fluindo melhor e também muito mais bonito”, falou.
O valor da obra é de R$ 60 milhões. Segundo Wladimir, a previsão é de que as obras sejam entregues em um prazo entre seis a oito meses.
“Na área central, a previsão é de 18 meses de conclusão, porque é uma equipe só. Aqui são três equipes, então a previsão é de seis a oito meses, trabalhando todo dia, de domingo a domingo, para que a gente possa entregar o quanto antes”, destacou Wladimir.
Além da nova fase do Asfalto Novo, a prefeitura de Campos iniciou nesta segunda-feira uma nova etapa do processo de instalação de luzes de led.
“O led nós estamos colocando na cidade toda. Até o final de 2024, a cidade vai ter 80% do seu parque em led. A gente não consegue chegar a 100% por uma questão meramente contratual, mas até o final de 2024, 80% da cidade já vai estar em led”, explicou.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, disse que já conversou com outras pastas para buscar alternativas que minimizem os impactos no trânsito da cidade.
“Nós planejamos as ações com o Instituto de Trânsito e Transporte (IMTT), a Guarda Municipal e a subsecretaria de mobilidade, porque sabemos que é difícil não ter transtorno, mas que esse transtorno seja o mínimo possível. Então nós planejamos horário noturno. E se for necessário, sábado e domingo. Tudo isso para minimizar o transtorno para a população de Guarus”, comentou Fábio Ribeiro.

As ruas contempladas pelas obras atendem bairros do Jardim Carioca, Fundão, Parque São José, Parque Guarus, Parque Nova Campos, Parque Prazeres e Parque Novo Mundo, que vão somar cerca de 95 quilômetros de ruas recapeadas.
Alguns vereadores estiveram presentes como Juninho Virgílio, Pezão, Pastor Marcos Elias, Cabo Alonsimar e Leon Gomes.

Diante da nova realidade, os motoristas estão divididos sobre o recapeamento. Para o empresário Lucas Soares, de 29 anos, que passa pela Tancredo Neves todos os dias, essa obra é necessária.
— Tem muito buraco na cidade toda, então essas obras vão ajudar muito. Passo aqui todos os dias e vai ajudar muito esse novo asfalto — disse.
Já o motorista de aplicativo Junior Lima, de 32 anos, as obras poderiam ser feitas à noite. “Eu acho as obras boas para a cidade, mas seria melhor fazer a noite, não de dia com tanto carro nas ruas”, comentou. (C.B.)

  • Obras de recapeamento na área Central

    Obras de recapeamento na área Central

  • Obras de recapeamento na área Central

    Obras de recapeamento na área Central

  • Obras de recapeamento na área Central

    Obras de recapeamento na área Central

  • Obras de recapeamento na área Central

    Obras de recapeamento na área Central

Obras seguem na área Central
As obras também acontecem na área central da cidade. Ruas como doutor Alfeu da Silva Gomes, José do Patrocínio e rua Santo Afonso, na região da Cidade da Criança, passam, nesta segunda-feira (19), por por intervenções. Nestes locais as equipes fazem a retirada de asfalto e a colocação de massa asfáltica.
Para o frentista Edvaldo Silva, de 40 anos, o recapeamento é positivo, porém o horário não é bom. Ele precisou estacionar o carro longe da Cidade da Criança, onde levou a pequena Alicia Silva, de 5 meses para vacinar.
— Poderia parar mais perto, mas com todas essas obras fica difícil. Entendo que a cidade precisa, porque todo mundo conhecia Campos como a cidade do buraco, mas isso poderia ser feito no horário noturno — comentou o frentista.
Outra que também não gostou das obras no horário em que elas acontecem foi a dona de casa Ingrid Bueno. Ela queria sair com o carro de um estacionamento de supermercado pela rua José do Patrocínio, mas o local está interditado.
— Vou precisar rodar pela rua Ipiranga, pegar a 28 que está bem cheia para chegar na minha casa, na Beira Valão. Por aqui eu cortaria caminho. Vejo todos reclamando dos horários, mas isso não vai mudar, então é ter paciência e torcer para que terminem o quanto antes — comentou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS