Rio Paraíba do Sul passa por oscilações de volume, mas não causa preocupação
Catarine Barreto 29/01/2024 13:09 - Atualizado em 29/01/2024 13:09
  • Rio Paraíba do Sul

    Rio Paraíba do Sul

  • Rio Paraíba do Sul

    Rio Paraíba do Sul

  • Rio Paraíba do Sul

    Rio Paraíba do Sul

  • Rio Paraíba do Sul

    Rio Paraíba do Sul

O rio Paraíba do Sul, em Campos, tem passado por um processo comum no verão, classificado como “período úmido”. Isso significa que, de novembro até março, o rio sofrerá oscilações de volume, devido às águas que vêm dos rios que desaguam no Paraíba, localizados em áreas onde se tem um volume de chuvas constantes, comum neste período. Nesta segunda-feira (29), o rio está em 6,66 metros, mas no domingo, o nível chegou a quase 7 metros.

— Neste período, a região da Mata Mineira, por exemplo, e no Espirito Santo contan com chuvas mais frequentes e toda essa água vem pelo rio Muriaé, Carangola, Pomba e desaguam no Paraíba — disse Alcemir Pascoutto, secretário de Defesa Civil de Campos, que chegou a participar do programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3, nesta segunda-feira.

Segundo ele, até os 7 metros, a Defesa Civil mantém o nível de atenção e, caso o nível ultrapasse os 7 metros, o estágio passa ser de alerta. "As águas costumam chegar entre 48h e 72h, para desaguar no Paraíba do Sul. Então nesses dias, até o final de março, as oscilações acontecerão sempre. O mais importante é que a Defesa Civil está monitorando e qualquer alteração significante, avisaremos aos meios de comunicação e também nas redes sociais”, explicou o secretário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS