HFM é destaque nacional na implementação do projeto "Lean nas Emergências"
Os resultados obtidos a partir da implantação do projeto “Lean nas Emergências” levaram o Hospital Ferreira Machado (HFM) a ser reconhecido, entre outros hospitais do país, no Workshop Nacional, realizado em Brasília, pelo Hospital Sírio Libanês. Por meio do Lean, o HFM conseguiu reduzir o tempo de espera no atendimento médico, internação, entrega de exames laboratoriais, dentre outras ações de aprimoramento na área de gestão. O projeto visa evitar a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos.
Conforme o NEDOCS, indicador que mede o grau de superlotação do pronto-socorro, o HFM alcançou uma redução de 51,3% no triênio 2021-2023, enquanto a queda entre os hospitais que concluíram o projeto girou em torno de 47% até outubro. O HFM também alcançou um índice de 58,8% em melhorias contínuas.
O HFM foi representado no Workshop pelo coordenador de Qualidade e Gestão Lean, Daniel Soren Presgrave. “O encontro foi uma oportunidade ímpar para compartilhar experiências entre os hospitais participantes, estabelecendo contatos para futuras colaborações e apresentação de estratégias para a sustentação dos resultados obtidos”, disse ele.
Daniel ressaltou ainda que, durante o evento, foram apresentadas as novas políticas federais, como a Política Nacional de Atenção Especializada e possíveis benefícios para os hospitais.
Os tempos de atendimento também demonstraram melhorias significativas: o Los Com (sigla em inglês para “LengthofStay”, ou seja, a duração da permanência do paciente no pronto socorro com internação), na primeira prévia de dezembro, registrou uma redução de 47,5%, diminuindo o tempo de atendimento ao paciente em quase 15 horas, enquanto o Los Sem internação, apresentou uma redução de 58,7%.
“Esses resultados representam um avanço sem precedentes para o Ferreira Machado, reforçando o compromisso contínuo na busca pela melhoria constante da qualidade no atendimento, que é um dos princípios fundamentais do projeto”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde e superintendente do HFM, Arthur Borges.
Conforme o NEDOCS, indicador que mede o grau de superlotação do pronto-socorro, o HFM alcançou uma redução de 51,3% no triênio 2021-2023, enquanto a queda entre os hospitais que concluíram o projeto girou em torno de 47% até outubro. O HFM também alcançou um índice de 58,8% em melhorias contínuas.
O HFM foi representado no Workshop pelo coordenador de Qualidade e Gestão Lean, Daniel Soren Presgrave. “O encontro foi uma oportunidade ímpar para compartilhar experiências entre os hospitais participantes, estabelecendo contatos para futuras colaborações e apresentação de estratégias para a sustentação dos resultados obtidos”, disse ele.
Daniel ressaltou ainda que, durante o evento, foram apresentadas as novas políticas federais, como a Política Nacional de Atenção Especializada e possíveis benefícios para os hospitais.
Os tempos de atendimento também demonstraram melhorias significativas: o Los Com (sigla em inglês para “LengthofStay”, ou seja, a duração da permanência do paciente no pronto socorro com internação), na primeira prévia de dezembro, registrou uma redução de 47,5%, diminuindo o tempo de atendimento ao paciente em quase 15 horas, enquanto o Los Sem internação, apresentou uma redução de 58,7%.
“Esses resultados representam um avanço sem precedentes para o Ferreira Machado, reforçando o compromisso contínuo na busca pela melhoria constante da qualidade no atendimento, que é um dos princípios fundamentais do projeto”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde e superintendente do HFM, Arthur Borges.