Campos mantém a aplicação da 2ª dose da vacina bivalente para idosos e imunocomprometidos
11/12/2023 09:16 - Atualizado em 11/12/2023 17:15
Vacina da  Pfizer está sendo aplicada em adolescentes
Vacina da Pfizer está sendo aplicada em adolescentes / Secom - Campos
Em Campos, todos os idosos acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas com mais de 12 anos, independentemente da situação vacinal, devem receber a 2ª dose da vacina bivalente. Para aqueles que já tenham iniciado ou completado esquemas anteriores o intervalo mínimo é de seis meses.

O cronograma semanal de vacinação contra a Covid-19 também prossegue com a administração da Pfizer bivalente para maiores de 12 anos. Para receber o imunizante, de 11 a 15 de dezembro, o atendimento será feito em oito postos distribuídos pelo município, entre 8h30 e 20h. Já a vacinação infantil segue suspensa até a chegada de novas doses dos imunizantes à cidade.
Pessoas imunocomprometidas
São considerados indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão: pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e uso de corticoide em dose maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias; crianças em uso de prednisona ou equivalente maior ou igual 2 mg por mais de 14 dias até 10 kg; indivíduos em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.
“O objetivo dessa dose extra é garantir a segurança dessas pessoas e evitar o desenvolvimento da forma grave da Covid-19 ou óbitos em decorrência dela”, explica o assessor técnico de Imunização da Secretaria de Saúde, Leonardo Cordeiro.
Já as pessoas com idades entre 12 e 59 anos que estão fora desses grupos de risco têm direito a uma dose de reforço da vacina Pfizer bivalente. Para receber o imunizante, é preciso ter tomado, no mínimo, duas doses das vacinas monovalentes - Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer - há pelo menos quatro meses.
Quem vai receber a vacina deve levar documento com foto, CPF, além do cartão de vacina Covid-19 para quem já iniciou o esquema primário. No caso das pessoas imunocomprometidas, além dos documentos já citados, é necessário levar o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
Confira os locais de aplicação da 1ª e 2ª doses do reforço bivalente

Atendimento por livre demanda
Campos Shopping – 9h às 16h
Clube da Terceira Idade – 9h às 16h
Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB) – 9h às 16h
Secretaria Municipal de Saúde – 8h30 às 20h
UBS Tocos – 9h às 15h
UBSF Conselheiro Josino – 9h às 15h
UBSF Parque Prazeres – 9h às 15h
UPH Travessão – 9h às 15h
Fonte: Secom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS