Professor Victor Saraiva é eleito novo reitor do IFF; Carlos Boynard, diretor do campus Centro
Catarine Barreto 06/12/2023 23:29 - Atualizado em 07/12/2023 00:52
  • Votação no IFF Centro. Professor Pedro Figueiredo

    Votação no IFF Centro. Professor Pedro Figueiredo

  • Atual reitor do IFF, Jefferson Manhães

    Atual reitor do IFF, Jefferson Manhães

  • Votação no IFF Centro

    Votação no IFF Centro

  • Votação no IFF Centro

    Votação no IFF Centro

  • Candidato a reitor do IFF,  Vitor Saraiva

    Candidato a reitor do IFF, Vitor Saraiva

  • Candidato a reitor do IFF, Carlos Artur

    Candidato a reitor do IFF, Carlos Artur

 
O professor Victor Barbosa Saraiva foi eleito o novo reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), durante votação ocorrida nesta quarta-feira (6). Victor, que é o atual diretor do campus Cabo Frio, irá ocupar o cargo no mandato 2024-2028, sucedendo o professor Jefferson Manhães. Participaram do processo democrático 13 unidades do IFF. Também foram escolhidos os novos diretores (as) - gerais dos campi para os próximos quatro anos. O campus Centro terá como diretor-geral o professor Carlos Augusto Sanguedo Boynard. Já no campus Guarus, foi eleita a professora Daniela Balduino de Souza Vieira, que era candidata única. 
O movimento no IFF Centro foi tranquilo e com poucas filas no período da manhã. A votação foi realizada por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e foi encerrada às 21h. Os dois candidatos que concorreram ao cargo de reitor do IFF, professor Carlos Artur de Carvalho Arêas, que era apoiado pelo atual reitor, professor Jefferson Manhães, e Victor Barbosa Saraiva, votaram durante a manhã e falaram sobre o período de campanha e como estava a expectativa antes do resultado.

— A nossa expectativa é muito boa. A gente precisa sempre conversar muito bem com a comunidade e ouvi-la. Foi um período muito importante para isso, para gente conseguir agregar o nosso projeto a partir dessa escuta. É um IFF para todas e para todos. É um IFF da escuta. É o IFF que vai fazer com que a gente esteja próximo das nossas comunidades, próximo dos nossos campi. E com isso, a gente vai ter um projeto extremamente importante de avanço para nossa instituição — disse o candidato Victor Barbosa Saraiva.

— A gente tem um projeto de continuidade no ciclo da nossa instituição. Temos muita confiança que a comunidade reconheça o esforço que foi feito para manter a instituição ativa e plena com a qualidade que ela sempre teve. A prioridade é recuperar, principalmente, o investimento que o IFF pode ter — falou o candidato Carlos Artur de Carvalho.

O atual reitor do IFF, Jefferson Manhães, também votou no período da manhã e destacou o processo democrático.

— Estamos muito felizes porque estamos celebrando a democracia, o direito de nossos estudantes, nossos colegas docentes, técnicos administrativos, em poder escolher o nosso futuro comum e ter a certeza de que aquele ou aquela terá a garantia da posse presidencial. Assim, mantendo a normalidade histórica e democrática desta instituição. É um momento de celebração porque estamos escolhendo juntos o nosso futuro comum — destacou.

A estudante de edificações Laura Gomes, de 16 anos, votou logo cedo e falou sobre o que espera do novo reitor. “Acho muito importante essa votação, esse poder de escolha dado aos alunos. Espero que quem entre agregue ainda mais para a evolução da nossa instituição, porque é do nosso futuro que estamos falando”, explicou.

Professor de Educação Física no IFF há 32 anos, Pedro Figueiredo contou que o mais importante é que haja união entre instituição e comunidade. “Acredito muito na educação. Penso no futuro e busco orientar meus alunos. O mais importante que vejo hoje é a vontade deles em escolher quem os ajudará nessa caminhada acadêmica, vindo votar e acreditando no melhor para o IFF”, falou.

O pleito aconteceu nas seguintes unidades: Reitoria, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cambuci, Campos Centro, Campos Guarus, Itaboraí (somente para reitor), Itaperuna, Macaé, Maricá, Quissamã, Santo Antônio de Pádua e São João da Barra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS