Mãe presa por abandono de incapaz tem liberdade provisória concedida
Ingrid Silva (estagiária) 29/11/2023 15:14 - Atualizado em 29/11/2023 15:28
134ª DP (Centro)
134ª DP (Centro) / Antônio Leudo
 
Ao passar por audiência de custódia na última segunda-feira (27), a mãe suspeita de ter deixado os filhos de 2 e 5 anos sozinhos de um dia para o outro teve a liberdade provisória concedida pela Justiça. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O caso aconteceu na Penha, em Campos, no último final de semana, quando os vizinhos denunciaram para o Conselho Tutelar que as crianças estavam chorando e pedindo comida.

A liberdade provisória foi concedida pelo Judiciário com imposição de medidas cautelares a serem cumpridas, sendo elas: comparecimento bimestral ao Juízo da 2ª Vara da Comarca Campos dos Goytacazes, a iniciar-se em janeiro de 2024; proibição de ausentar-se da comarca, por prazo superior a 15 dias, sem autorização judicial e recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga.
Em depoimento na 134ª DP, que é a delegacia do Centro de Campos, a mãe contou que saiu sozinha no dia anterior, na sexta-feira (24), deixando os meninos dormindo em casa. Ela ainda disse que foi para uma festa na casa de um amigo e perdeu a noção da hora enquanto bebia com os amigos, algo que alegou ser uma situação isolada. 

Durante a investigação do caso, a delegacia descobriu que a situação é recorrente. Em sede policial, uma conselheira tutelar ainda informou que já tinha recebido três denúncias de abandono quanto aos menores. Durante a audiência de custódia, a mesma conselheira explicou que nessas denúncias anteriores já havia um responsável com as crianças no momento da chegada do Conselho. Ela contou, ainda, que o local estava bastante sujo, com mau cheiro e desarrumado.

O caso
De acordo com a Polícia Militar, que foi acionada pelo Conselho, as crianças estavam chorando muito na manhã do último sábado (25) e foram alimentadas pelos vizinhos por uma janela do apartamento que estava aberta. Elas foram resgatadas após o proprietário do apartamento ser chamado, já que ele tinha a cópia das chaves. Depois de um tempo, a mãe foi até a 134ª Delegacia de Polícia, no Centro de Campos, junto com os avós das crianças, onde foi autuada por abandono de incapaz e permaneceu presa. (I.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS