Escolas de Campos são premiadas em Feira Estadual de Ciências
Catarine Barreto 27/11/2023 13:30 - Atualizado em 27/11/2023 17:32
  • Alunos de Campos ganham premiação na  FECTI, no Rio

    Alunos de Campos ganham premiação na FECTI, no Rio

  • Alunos de Campos ganham premiação na  FECTI, no Rio

    Alunos de Campos ganham premiação na FECTI, no Rio

Duas escolas municipais de Campos foram premiadas em 1º lugar na XVII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), neste final de semana. Os prêmios saíram para as Escolas Municipais Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, em Farol de São Tomé, e Doutor Luiz Sobral, no Jardim Carioca. Já a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Santo Eduardo, ficou em 4º lugar.

O 1º lugar saiu nas duas categorias do Ensino Fundamental (6º e 7º anos) da Escola Cláudia Almeida e (8º e 9º anos) da Escola Luiz Sobral. Já o 4º lugar saiu na categoria 6° e 7º anos da Escola Nossa Senhora Aparecida. Essa é a maior feira de ciências do Estado e envolve projetos de diferentes segmentos e áreas.

A Escola Municipal Claudia Almeida Pinto de Oliveira ganhou com o tema: "Coagulante para tratamento de água a partir do cacto Pilosocereus arrabidae". Já a Escola Doutor Luiz Sobral foi premiada com o tema: "Cotoco arte, a arte a serviço da sustentabilidade". E a escola Nossa Senhora Aparecida apresentou o tema: "Embalagens Tetra Pak: material isolante térmico para o ensino de Ciências".

Carla Salles, coordenadora de Ciências da rede municipal, falou sobre a premiação, classificando-a como um marco significativo para o município. “Essa conquista é um marco significativo para o município e representa a consolidação do trabalho de excelência que nossos professores e alunos desenvolveram ao longo do ano, evidenciando o potencial dos nossos estudantes e professores. Além disso, destaco que o apoio e parceria dos gestores foi de grande importância nesse processo. Não poderia deixar de agradecer também aos avaliadores que foram sensíveis, iluminados e tiveram a sabedoria de fazerem as escolhas certas dos projetos para participarem da Fecti. Conquistar o 1º lugar nas duas categorias do ensino fundamental na maior Feira de Ciências do Estado foi, sem dúvida, uma experiência transformadora que trouxe não apenas reconhecimento, mas também ganhos individuais e coletivos que representam o crescimento e a evolução de nosso município. Juntos, podemos alcançar ainda mais e deixar um legado duradouro para as próximas gerações”, disse.

Ganhadora do prêmio com o projeto “Coagulante para tratamento de água a partir do cacto Pilosocereus arrabidae”, a estudante Kevillyn Manhães Rangel, de 13 anos, comentou sobre a experiência. "Ter participado da Fecti foi uma grande conquista para mim e eu não imaginava que o meu projeto ganharia em 1°lugar. Inicialmente, eu tinha participado apenas pela experiência, mas hoje vejo como a ciência tem mudado completamente a minha vida. Apresentar esse projeto maravilhoso, sair de Farol de São Tomé para o Rio de Janeiro através da ciência e da dedicação e esforço de todas as envolvidas foi muito importante. Só tenho a agradecer. A sensação de ter chegado até aqui é imensamente gratificante, agora é melhorar cada vez mais o nosso projeto para a feira nacional”, destacou.

A professora do projeto de Kevillyn, Andressa Batista, explicou como surgiu a ideia do tema. "Ela surgiu da observação da nossa restinga, em Farol de São Tomé. Temos algumas espécies de cactos abundantes, então começamos a pesquisar propriedades desses cactos e conseguimos perceber um potencial de uma das espécies em limpar a água. Logo nos primeiros testes vimos que nossa hipótese estava certa e era possível usar o cacto para limpar a água”, comentou.

Andressa classificou a conquista como histórica, inclusive pelo fato de que o grupo vencedor foi formado apenas por alunas. “Essa é uma conquista histórica para nossa escola. Foi nosso primeiro prêmio na Fecti e a primeira vez que o grupo selecionado para a feira foi todo formado por meninas. Fui aluna da escola, então, poder voltar como professora e orientar um trabalho campeão estadual em sua categoria mostra que a educação pública de qualidade pode mudar vidas”, ressaltou.
“Estamos plantando cotidianamente sementes que visam à melhoria da qualidade da nossa educação municipal, de modo a ampliar as perspectivas e oportunidades de um futuro mais promissor para as dezenas de milhares de estudantes que frequentam a rede municipal de ensino. O nosso agradecimento aos professores, profissionais e gestores da rede municipal, que não perdem a esperança e se dedicam integralmente à causa da educação!”, disse o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS