Hospital Ferreira Machado sofre apagão na madrugada desta terça-feira
Ingrid Silva (estagiária) 14/11/2023 14:38 - Atualizado em 14/11/2023 16:29
 
O atendimento não foi prejudicado, segundo a FMS
O atendimento não foi prejudicado, segundo a FMS / Foto: Reprodução
O Hospital Ferreira Machado (HFM) sofreu um apagão de aproximadamente 1h30 na madrugada desta terça-feira (14) após diversos picos de luz durante a tarde e à noite. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o episódio não comprometeu o quadro dos pacientes internados, que continuaram sendo assistidos.
O apagão aconteceu devido a uma complicação após ocorrência externa à rede da Enel, registrada na tarde desta segunda-feira (13), no sistema de Transmissão em Campos, que impactou o fornecimento de energia para parte dos clientes das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Segundo a Enel, a falha aconteceu às 16h17, deixando diversos prédios e estabelecimentos sem energia elétrica.

Alguns relatos e vídeos de pessoas que estavam no HFM circularam nas redes sociais, ainda sem entender o que tinha acontecido na madrugada desta terça (14). “Nós estamos aqui sem luz, eu acho absurdo isso. Não tem luz nas áreas. Tá tudo escuro. A luz estava voltando e indo, e agora faltou de vez. Tá tudo escuro. Tem igual um breu aqui. Cadê o gerador?”, disse uma mulher que estava na unidade hospitalar.

A FMS esclareceu a situação através de uma nota, explicando que o gerador da unidade foi acionado depois do início dos picos de energia, mantendo os setores essenciais em funcionamento durante a tarde e à noite. Porém, em um pico severo no fornecimento elétrico e uma sobrecarga no sistema, o apagão aconteceu, sendo resolvido às 5h.

“A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que em função de vários picos de energia que atingiram a cidade de Campos dos Goytacazes nessa segunda-feira (13), houve desabastecimento de energia elétrica no Hospital Ferreira Machado (HFM). Após várias falhas durante a tarde e a noite de ontem, o gerador da unidade foi acionado e manteve todos os setores essenciais de suporte à vida em funcionamento. Entretanto, a situação se agravou durante a madrugada, por volta das 3h30, desta terça-feira (14), com um pico severo no fornecimento elétrico e uma sobrecarga no sistema local de geração de energia. O problema foi resolvido às 5h da manhã. Não houve comprometimento do quadro dos pacientes internados, que seguiram sendo assistidos”, diz a nota.
A Enel Distribuição Rio informou, através de nota, que foi enviada uma equipe ao hospital Ferreira Machado, onde foi constatado que a unidade estava com uma falha no sistema interno após a falha na transmissão de energia da concessionária. "O gerador que havia sido acionado na tarde de ontem (13), durante a ocorrência no sistema de Transmissão em Campos dos Goytacazes, permaneceu conectado após a normalização da linha, causando alta tensão. Após a identificação do problema pela Enel, a situação foi normalizada pela equipe interna do hospital", explica a nota.

O prefeito Wladimir Garotinho gravou um vídeo sobre a situação, explicando o que aconteceu na unidade hospitalar e agradecendo aos funcionários por todo o serviço que continuou sendo realizado sem energia elétrica.

“Estou gravando esse vídeo como forma de agradecimento aos funcionários do Hospital Ferreira Machado (...) que durante mais de 2 horas da madrugada de hoje se viraram para salvar a vida dos pacientes internados com um pico e sobrecarga de energia que deu e apagou o Ferreira Machado (...) O transformador não aguentou a sobrecarga e estourou, o gerador do hospital também não aguentou a sobrecarga porque já havia sido acionado várias vezes ao longo do dia”, explicou o prefeito.

O abastecimento de água também foi prejudicado por causa dessa falha na transmissão. Segundo a concessionária Água do Paraíba, diversas localidades de Campos tiveram a distribuição interrompida, mas foi restabelecida no final da noite desta segunda-feira (13). (I.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS