Onda de calor intenso deve permanecer nos próximos dias em Campos
13/11/2023 12:36 - Atualizado em 14/11/2023 20:00
  • Campos tem dias de calor intenso (Fotos: Genilson Pessanha)

    Campos tem dias de calor intenso (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Campos tem dias de calor intenso (Fotos: Genilson Pessanha)

    Campos tem dias de calor intenso (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Campos tem dias de calor intenso (Fotos: Genilson Pessanha)

    Campos tem dias de calor intenso (Fotos: Genilson Pessanha)

Assim como o final de semana, os próximos dias serão de calor intenso em Campos. Nesta segunda-feira (13), segundo a Defesa Civil municipal, a temperatura deve variar entre 40°C (máxima) e 24°C (mínima), com sensação térmica que chega a 43°C. Nas ruas, as pessoas fazem o que podem para tentar amenizar o calor, desde o uso de sombrinhas a ingestão de água com mais frequência. E por falar em água, as altas temperaturas também têm colaborado para que os ambulantes aumentem suas vendas.
De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil, o tempo nesta segunda é de céu ensolarado com poucas nuvens e sem previsão de chuvas. Os ventos são fracos a moderados com direção nordeste.
Para esta terça-feira (14), a Defesa Civil informou que o tempo será de céu ensolarado, tendo poucas nuvens. Não há previsão de chuva e os ventos poderão ser de moderados a fortes. 
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta de “grande perigo” para o estado do Rio de Janeiro, o que significa que as temperaturas ficam acima da média para o período por ao menos cinco dias. A onda de calor vem acompanhada também de alerta amarelo (“perigo potencial”) de baixa umidade e de tempestade.
Com o calor, as vendas triplicaram, segundo os vendedores de água nos semáforos Daniel Santos, de 21 anos, Wesley Silva, de 29, e Iuri Ribeiro, de 31. Segundo eles, as pessoas estão indo ao encontro dos vendedores. Todos ficam no sinal localizado no cruzamento das avenidas José Alves de Azevedo (Beira Valão) e 28 de Março.
— Estamos faturando bem, porque as pessoas estão vindo ao nosso encontro comprar água por causa do calor — disse Wesley.
"Sofremos com o calor, mas vendemos muito e isso é o que nos faz ficar nesse sol, que também nos castiga. Muitos precisam sair de casa com pressa e uma garrafa de água é sempre importante e como sempre ficamos nesse sinal, as pessoas já estão vindo nos procurar", contou Iuri.
A dona de casa Rosângela Aguiar, 50 anos, contou que precisou sair de casa para ir ao dentista e se surpreendeu com o calor. " Eu moro aqui na Alberto Torres mesmo, o caminho é curto, mas só com a sombrinha para amenizar porque está insuportável esse calor. Até me surpreendi negativamente porque em casa, com ar, não tinha essa noção, mas como precisei sair, quase desisti, mas preciso ir ao dentista", contou.
Termômetro da Beira Valão apagado
Termômetro da Beira Valão apagado / Genilson Pessanha
Na avenida José Alves de Azevedo, o termômetro que fica em frente à rodoviária Roberto Silveira estava sem funcionar nesta manhã. A equipe da Folha entrou em contato com a Prefeitura para saber o motivo do defeito e aguarda posicionamento.
Cuidados - Para evitar casos de insolação e desidratação, em razão das temperaturas elevadas e da baixa umidade do ar, os cuidados devem ser redobrados.

Nos dois casos, os sintomas são parecidos: dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, câimbras, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental. Ao apresentar esses sinais, a pessoa deve solicitar ajuda, tentar refrescar o corpo em local protegido do sol e, se possível, colocar os pés para o alto.

Nesses dias de calor extremo, especialistas aconselham ingerir bastante líquido; comer frutas, legumes e vegetais; usar soro para hidratar nariz e olhos; utilizar protetor solar e vestir roupas leves, além de manter os ambientes ventilados.
Os cuidados devem ser redobrados com os idosos, mais vulneráveis à desidratação nas altas temperaturas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS