PM flagra olaria sem licença, após informação repassada pelo programa Linha Verde
Policiais militares fiscalizam olaria em Campos
Policiais militares fiscalizam olaria em Campos / Divulgação
Após receberem denúncia encaminhada pelo Linha Verde — programa do Disque Denúncia voltado ao meio ambiente —, policiais militares fiscalizaram, nesta quarta-feira (1), duas olarias na RJ 216, na Baixada Campista, onde identificaram a existência de crimes ambientais.
Na primeira olaria, os agentes encontraram fornos fechados, sem a queima de qualquer material, além de um estoque de tijolos fabricados recentemente e outro contendo madeiras provenientes de árvores frutíferas. Em contato com o responsável, os policiais foram informados de que ele havia arrendado a olaria, porém, durante a fiscalização, não apresentou as licenças ambientais necessárias para as atividades desenvolvidas no local.
Com base no artigo 60 da lei 9605/98, os militares se dirigiram à 134ª Delegacia de Polícia (Centro) para o registro da ocorrência.
Ainda segundo a polícia ambiental, na outra olaria denunciada, não foram encontrados os responsáveis pelo local.
De acordo com dados fornecidos pelo programa Linha Verde, de janeiro a outubro deste ano, já foram cadastradas 16 mil denúncias sobre crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro. Somente no município de Campos, foram 100, mais do que as 96 cadastradas em todo o ano de 2022.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para os telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado— técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa —, ou pelo app “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou pela página do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
Fonte: Disque Denúncia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS