Documentário sobre Waldir Pinto de Carvalho é disponibilizado no YouTube
Matheus Berriel 01/11/2023 14:39 - Atualizado em 01/11/2023 14:40
Grande público prestigiou o lançamento do filme na Câmara
Grande público prestigiou o lançamento do filme na Câmara / Foto: Genilson Pessanha
Lançado na tarde da última segunda-feira (30), em evento na Câmara Municipal de Campos, o documentário “Se não nos trai a memória: vida e obra de Waldir Pinto de Carvalho” já pode ser assistido, gratuitamente, pelo YouTube. Produzido por Rafaela Machado e Larissa Manhães, o filme tem 23 minutos de duração e foi disponibilizado no canal do podcast “Elas têm história”, projeto pessoal das historiadoras, que integram a equipe do Arquivo Público Municipal. Assista aqui.
Nascido no distrito campista de Santo Amaro em julho de 1923, o escritor e memorialista Waldir Pinto de Carvalho foi um grande guardião e divulgador da planície goitacá, especialmente da Baixada Campista, mencionada em vários dos seus livros. O documentário “Se não nos trai a memória” é uma das iniciativas em comemoração ao seu centenário de nascimento, relatando fatos da sua trajetória com base em entrevistas de pessoas próximas, como as filhas, Zedir, Zalnir e Walnize Carvalho.
Outro projeto realizado por Rafaela Machado e Larissa Manhães para dar ênfase à importância de Waldir é a exposição “Costurando histórias”, em parceria com a Câmara Municipal. Aberta na última segunda, ela permanecerá aberta para visitação pública até o dia 9 de novembro, na Câmara.
Waldir Pinto de Carvalho foi alfaiate, advogado, atuou no rádio e, como escritor, se dedicou a diversos estilos literários, como crônicas, poemas e romances. Entre os seus principais livros, estão “Gente que é nome de rua” (1895), “Roda dos expostos” (1994) e “Se não me trai a memória” (2011). Ele morreu em 2007, aos 84 anos. Desde 2011, é homenageado dando nome ao Arquivo Público Municipal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS