Cafés de Varre-Sai estão no Coffee of the Year 2023
- Atualizado em 25/10/2023 15:12
Divulgação
Pela primeira vez, em 11 anos de criação, cafés de Varre-Sai estão entre os 150 melhores do Brasil, de acordo com o resultado do Coffee of the Year (COY) 2023. Foram classificados dois lotes do Café Especial Sítio Vai e Volta, na categoria arábica, dos irmãos Fidélis José de Oliveira Rodolphi e Fabiano Antônio de Oliveira Rodolphi.
150 classificados na categoria arábica
150 classificados na categoria arábica / Divulgação


O prêmio é voltado a produtores de todas as regiões do país, buscando reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.
O concurso é realizado em duas fases: a primeira, quando as amostras de produtores de todo o Brasil são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute), e a segunda, quando as melhores amostras são provadas por compradores e participam da Semana Internacional do Café (de 8 a 10 de novembro), em Belo Horizonte (MG).
As 15 melhores amostras classificadas concorrem à final (10 amostras de arábica, 5 de canéfora) e serão degustadas pelo público. O resultado e a premiação dos cafés mais pontuados e votados acontecem durante a Semana Internacional do Café.
— Ficamos felizes com a classificação. Estar nesse ranking já é um prêmio importante! É o resultado de um trabalho constante que desenvolvemos no sítio. Desde 2015, quando entramos no mundo dos cafés especiais, sempre vamos subindo mais um degrau nos concursos de cafés especiais dos quais participamos, superando sempre o resultado do ano anterior — afirmou Fidélis.
Fabiano lembrou da importância da classificação para a cafeicultura do município. “Com esse resultado, estamos trazendo para Varre-Sai e para o Alto Noroeste do estado do Rio de Janeiro uma posição de visibilidade. E, pela primeira vez, um café da nossa região se classifica para o COY, e estamos entre os melhores do Brasil. Com certeza, é uma porta que se abre para a cafeicultura de Varre-Sai”, concluiu o cafeicultor.
O secretário municipal de Agricultura de Varre-Sai, José Maria de Freitas Pellegrini, destacou a contribuição da família na produção de cafés especiais. “Parabenizo os cafeicultores Fidélis e Fabiano pela classificação histórica para Varre-Sai. É o reconhecimento da dedicação e do belo trabalho, em busca de um café com cada vez mais qualidade, o que muito orgulha o município”, disse.
Fonte: Prefeitura Municipal de Varre-Sai

ÚLTIMAS NOTÍCIAS