Multidão acompanha o sepultamento do vereador de SJB Franquis Areas
O ex-prefeito de SJB Betinho Dauaire, a quem Franquis era muito ligado, inclusive politicamente, também esteve no cemitério. “Eu perdi um amigo, uma pessoa que era muito íntima. A gente se falava todos os dias, pelo menos três vezes. A gente dividia angústia e sonhos. Ele tinha uma história política linda. Eu só posso, diante dessa dor, pedir a Deus para que conforte toda a família neste momento difícil”, disse Dauaire, citando a forte relação do vereador também com o seu filho, o deputado estadual licenciado e secretário estadual de Habilitação, Bruno Dauaire, que esteve no velório em SJB para se despedir.
Uma multidão acompanhou, no fim da tarde desta quarta-feira (18), no cemitério de Santo Amaro, na Baixada Campista, o sepultamento do vereador de São João da Barra Franquis Arêas. Familiares e amigos, entre eles diversas autoridades compareceram à despedida, que foi marcada por homenagens e emoção. Nascido na região, Franquis mantinha forte vínculo também com a Baixada e por isso o corpo dele foi levado à capela mortuária de Santo Amaro, onde condolências foram prestadas, principalmente à esposa e ao filho de 12 anos do vereador, que deixa também uma filha de 3 anos. Aplausos marcaram o adeus, mesmo sob chuva. Franquis morreu após passar mal e enfartar, na noite dessa terça-feira (17), em sua casa. Ele deixa seu legado com quatro mandatos na Câmara Municipal.
Um grande cortejo saiu da Câmara de São João da Barra, onde aconteceu o velório, e seguiu por várias localidades como Degredo, Rua Nova, Água Preta, Sabonete e Cazumbá. Principalmente na região do 5º Distrito de SJB, reduto eleitoral de Franquis, muitas pessoas foram às ruas para ver a passagem do corpo e também se emocionaram.
A prefeita de SJB, Carla Caputi, que esteve no velório e no sepultamento lamentou a morte do vereador e reforçou o legado que ele vai deixar para o município. Carla pontuou que, apesar de não fazer parte da base do governo, Franquis sempre trabalhou em conjunto para melhorias na cidade.
— Eu quero desejar as condolências e os sinceros pêsames para a família e para toda São João da Barra. Franquis era um vereador diferenciado, sempre com sua postura íntegra. Ele não fazia parte da base aliada, mas nem por isso deixou de contribuir com todo o trabalho. A gente ficou muito assustado, porque a gente não esperava. Independentemente de política, a gente tinha uma amizade. É um amigo e um político de excelência, que São João da Barra perdeu hoje — disse Carla.
A Prefeitura decretou luto de três dias pela morte do vereador. “A gente decretou luto oficial de três dias justamente por todo esse trabalho prestado pelo vereador em nosso município. Tudo pelo calibre e pela importância que o Franquis tem na nossa cidade”, disse a prefeita.
O ex-prefeito de SJB Betinho Dauaire, a quem Franquis era muito ligado, inclusive politicamente, também esteve no cemitério. “Eu perdi um amigo, uma pessoa que era muito íntima. A gente se falava todos os dias, pelo menos três vezes. A gente dividia angústia e sonhos. Ele tinha uma história política linda. Eu só posso, diante dessa dor, pedir a Deus para que conforte toda a família neste momento difícil”, disse Dauaire, citando a forte relação do vereador também com o seu filho, o deputado estadual licenciado e secretário estadual de Habilitação, Bruno Dauaire, que esteve no velório em SJB para se despedir.
— Franquis era da minha família. Era um irmão mais velho. A política na nossa relação era um detalhe. São mais de vinte anos de amizade, parceria e lealdade. Pessoas como Franquis são raras nos dia de hoje. Homem do bem, lutador, apaixonado pela vida. Ainda não consigo acreditar. Que Deus possa confortar o coração da sua esposa Edilane, do Pedro seu filho, da pequena Antonia, amigos e seus familiares — lamentou Bruno.
O presidente da Câmara de SJB, Alan Barreto, que esteve no sepultamento, disse que Franquis participou, de forma remota, da discussão de um projeto nessa terça, mas não se queixou de nada e aparentava estar bem. “Fizemos uma videochamada das comissões, porque a gente tinha um projeto ontem para equiparação dos técnicos de enfermagem e dos enfermeiros. Ele fez, estava bem e deu parecer favorável ao projeto que colocamos em pauta. Depois falei com ele pelo telefone, umas sete e pouca, mas não se queixou sobre nada, apenas disse que foi fazer uns exames de rotina”, explicou o presidente, que relembrou admiração e a rotina de amizade que tinha com o político.
Vice-presidente da Câmara de SJB, o vereador Carlos Machado da Silva, o Kaká, também esteve presente no sepultamento e lamentou a morte de Franquis, com quem tinha uma amizade. “Nós começamos a vida pública juntos. Tivemos muitos momentos bons juntos e viajamos várias vezes. Ele era um exemplo de homem público, íntegro. As pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer Franquis irão se orgulhar pelo resto da vida, pelo legado que ele deixou na cidade”, disse o parlamentar.
Ex-presidente da Câmara de SJB, Elísio Rodrigues, lembrou da trajetória política de Franquis, na qual começaram disputando a mesma eleição em 2008, e destacou o estilo dele de apaziguar as situações mais complicadas. “Hoje, independentemente de qualquer questão política, o que fica para gente, é a tristeza de não poder mais conviver, de não poder mais estar junto. Como disse o pastor Marcos lá na Câmara, a pessoa vai embora, mas o legado que construiu nessa história, ninguém apaga. Esse sentimento que eu tenho e acredito que é o mesmo de todo mundo que está aqui”, disse Elísio.
Outro vereador que acompanhou o sepultamento foi Júnior Monteiro, que reforçou o legado que Franquis irá deixar para o município. “Franquis era um grande parceiro de bancada, com quem tirava muitas dúvidas. O vereador Franquis fez história e deixou um legado. Ele era um vereador de palavra, tanto que a multidão está acompanhando e deixando o seu abraço”, disse.
Também amigo de legislatura de Franquis, Julinho Peixoto ressaltou o vazio deixado com a partida. “É um impacto muito grande, vai fazer muita falta aqui, não só como político, porque era sempre parceiro de tudo. Convivência de muitos anos tanto dentro da política, como fora da política. Sem palavras, sem palavras”, declarou.
Pelo velório em SJB passaram vários políticos, como todos os oitos vereadores e amigos de bancada de Franquis, o ex-prefeito de SJB, José Amaro Martins de Souza, o Neco, e os vereadores de Campos Nildo Cardoso, Juninho Virgílio e Fred Rangel, além da primeira-dama Tassiana Oliveira, representando o prefeito Wladimir Garotinho, que cumpre agenda em Brasília e se manifestou mais cedo pelas redes sociais. Os vereadores de São Francisco de Itabapoana Renato Roxinho e Alexandre Barrão também compareceram à cerimônia.
Na planície — A Câmara Municipal de Campos aprovou, nesta quarta-feira (18), “voto de profundo pesar” pelo falecimento do vereador Franquis Arêas. A honraria foi proposta pelo vereador Fred Machado (Cidadania), com assinatura de todos os outros parlamentares da Casa. Vários vereadores deram seu depoimento. Fred falou da forma pela qual ele fazia política. O vereador Nildo Cardoso (União) destacou seu equilíbrio como empresário do setor ceramista na Baixada Campista. Igor Pereira (Solidariedade) lamentou pela família nesse momento de dor. O vereador Luciano Rio Lu (PDT) lembrou da amizade com Franquis sobre política. Também falaram Juninho Virgílio (União) e Bruno Viana (PSD).