Morre, ao 47 anos, o vereador de SJB Franquis Arêas
Morreu, aos 47 anos, o vereador de São João da Barra Franquis Arêas após passar mal na noite dessa terça-feira (17), em sua casa. A Prefeitura sanjoanense decretou luto. Ele deixa esposa e dois filhos, além de seu legado com quatro mandatos. O velório aconteceu durante a manhã na Câmara de Vereadores da cidade e o sepultamento foi marcado para às 16h, no cemitério de Santo Amaro, na Baixada Campista.
A prefeita de SJB, Carla Caputi, lamentou a morte em postagem feita nas redes sociais. "É com profundo pesar que expresso minhas mais sinceras condolências pela perda irreparável do vereador Franquis Arêas. Sua dedicação incansável à nossa São João da Barra e seu comprometimento com o bem-estar de nossos cidadãos serão lembrados para sempre. Sua atuação, educação e trabalho sempre se pautaram pela ética e compromisso com os princípios que regem a vida pública. Sua postura exemplar e dedicação sempre transcenderam as diferenças políticas, deixando um grande legado. Já em seu quarto mandato, sempre se mostrou um homem íntegro, educado e cordial. Neste momento de tristeza, decretamos luto oficial por 3 dias e estendemos nossos sentimentos aos familiares e amigos, oferecendo nosso apoio em solidariedade, reconhecendo e honrando o serviço prestado por ele ao nosso município. Que a memória do Vereador Franquis permaneça como um exemplo de verdadeiro serviço público. Muito triste pela sua partida tão recente! Descanse em paz", declarou a prefeita.
A Câmara de SJB emitiu uma nota na manhã desta quarta: "A Câmara Municipal de São João da Barra manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do vereador Franquis Arêas de Freitas (PSC), ocorrido por volta das 23 horas desta terça-feira (17), vítima de infarto. Franquis tinha 47 anos e deixa esposa e dois filhos. O velório acontecerá no plenário do Legislativo. O horário será divulgado em instantes. O sepultamento será no cemitério de Santo Amaro, na Baixada Campista. Neste momento de dor e tristeza, prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos de Franquis, que era vereador desde 2009, sendo o parlamentar com o maior número de mandatos consecutivo, dentre os que compõem a atual legislatura".
Devido à morte de Franquis, a Câmara de SJB suspendeu todas as atividades previstas para esta quarta-feira.
O presidente da Câmara de SJB, vereador Alan de Grussaí, também se manifestou nas redes sociais. "Que a dor passe, que a saudade amenize e que lembrança viva para sempre nos corações de todos que tiveram o prazer de conviver com você. Aprendi muito com você meu amigo irmão. Descanse em paz", disse.
Amigo de Franquis, o secretário estadual de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, prestou suas condolências. "Faltam palavras neste momento. Franquis era da minha família. Era um irmão mais velho. A política na nossa relação era um detalhe. São mais de vinte anos de amizade, parceria e lealdade. Pessoas como Franquis são raras nos dia de hoje. Homem do bem, lutador, apaixonado pela vida. Ainda não consigo acreditar. Que Deus possa confortar o coração da sua esposa Edilane, do Pedro seu filho, da pequena Antonia, amigos e seus familiares", declarou.
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, também lamentou. "Recebi na madrugada a triste notícia do falecimento do amigo Franquis Areas, vereador pelo município de São João da Barra. Faltam palavras para demonstrar o quanto você fará falta, é difícil entender uma partida tão repentina e precoce. É nessas horas que reconhecemos que a vida é um sopro e que devemos fazer sempre o bem hoje, pois o amanhã pertence ao Pai Eterno. Obrigado pela sua amizade, lealdade e serviços prestados à população, principalmente a do quinto distrito de São João da Barra. A toda sua família meus profundos sentimentos, como estou em Brasília a trabalho não chegarei a tempo do sepultamento", disse.
O ex-presidente da Câmara de SJB, vereador Elisio Rodrigues, também se manifestou. "Que tristeza, meu amigo! Você partiu cedo demais, deixando um legado ímpar na vida de todos aqueles que puderam conhecer e conviver com você! Obrigado pela amizade, carinho e respeito de sempre. Que Deus conforte o coração de todos nós, principalmente da sua família", lamentou.
O ex-prefeito de Campos, Rafael Diniz, também usou as redes sociais para lamentar a morte. "É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do vereador Franquis Arêas. Não éramos próximos, mas tive a honra de conhecê-lo quando atuamos juntos pelo Parlamento Regional como vereadores, ele por SJB e eu por Campos. E a partir dali construímos uma relação de muito respeito. Nossos últimos encontros foram na escola onde nossos filhos estudam, quando sempre tínhamos a oportunidade de um papo rápido e um abraço afetuoso. Guardarei a lembrança do grande vereador da história de SJB, bem como do ser humano humilde, queridos por todos e sempre muito gentil. Meu carinho e oração aos familiares, amigos e eleitores. Que Deus o receba como todo Seu amor e misericórdia", disse.
A ex-deputada federal, Clarissa Garotinho, prestou condolências à família através das redes sociais. “Minha solidariedade aos familiares do vereador Franquis Areas, de São João da Barra, que partiu de maneira tão inesperada. Franquis sempre foi meu apoiador e uma pessoa pública atuante. Descanse em paz”, disse Clarissa.
A deputada estadual e ex-prefeita de SJB Carla Machado também se manifestou sobre a morte do vereador. "São João da Barra se entristece pela passagem precoce do vereador Franquis Arêas, uma pessoa leal aos seus princípios e aos amigos, um marido e pai exemplar, que deixa muita saudade! Que Deus, em Sua infinita misericórdia, fortaleça sua esposa, Edilane, seus filhinhos, Pedro e Antônia, familiares e amigos neste momento de profunda dor. Com certeza, o nosso Mestre Jesus, junto à Maria Santíssima, já o ampara com o Seu amor, misericórdia e luz! Força e fé para todos!".
Morador de Barra do Açu, no 5º distrito de São João da Barra, Franquis Arêas de Freitas ingressou cedo no meio político. Aos 25 anos de idade, foi secretário de Transporte do município - pasta que ocupou entre os anos de 2001 a 2004.
O vereador sempre teve a pretensão de ocupar uma cadeira no Legislativo e, ao receber o convite para candidatar-se, não pensou duas vezes. Disputou as eleições de 2008 da qual saiu vitorioso com 941 votos - sendo o quinto mais votado em São João da Barra. Trabalhar pela educação e pela saúde sempre foram as suas principais metas.
Sua maiores lutas no plenário foram a construção de um hospital municipal e de uma escola técnica no 5º distrito, que viria a preparar os jovens para o novo mercado que está se desenhando com a implantação do Complexo Portuário do Açu.
Franquis foi o vereador com o maior número de mandatos consecutivos da atual legislatura. Na última eleição, recebeu 1.193 votos, chegando à quarta legislatura. Ele também era ligado politicamente à família Dauaire. Com a morte de Franquis, quem deverá assumir a sua vaga na Câmara é o suplente do PSC Fábio Pedra de Atafona.