Casal de pastores de Campos narra momentos passados em Israel durante guerra
Catarine Barreto 10/10/2023 10:41 - Atualizado em 10/10/2023 11:12
Casal de pastores de Campos em Israel
Casal de pastores de Campos em Israel / Reprodução/ rede social
Em suas redes sociais, o pastor Luciano Vicente, presidente da Igreja Semear, em Campos, narrou os momentos passados por ele e pela esposa, a pastora Thais Vicente, durante o confronto entre o grupo palestino Hamas e Israel. Na manhã desta terça-feira (10), o Brasil confirmou a morte do brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, de 24 anos. Ele é uma das 1.587 vítimas desde o início do conflito, segundo autoridades dos dois lados.

Em vídeo publicado, o pastor contou que estava no aeroporto de Israel, quando todos precisam evacuar o local após o risco de ataque de um míssil. “Nós tivemos um momento muito tenso, porque a sirene tocou com ameaça de míssil em direção ao aeroporto, mas graças a Deus deu tudo certo e conseguimos fazer a parte da segurança”, narrou.

Luciano falou ainda que eles perceberam uma tensão nas ruas, nos rostos das pessoas e toda uma nação em alerta, mas ao mesmo tempo eles se sentem seguros. "Nós percebemos que o país é sério, que leva a situação de segurança pública muito a sério e a sensação que temos, apesar de tudo, é de segurança”, explicou.

Apesar de vários voos terem sido cancelados, o casal conseguiu sair de Israel e embarcar para Lisboa, de onde seguiriam para a Itália.

Em contato com Luciano, o pastor informou que o casal está de férias e que há 23 anos ele visita Israel e nunca presenciou nada, até essa segunda-feira (9). "Nós estávamos em Jerusalém quando, logo de manhã, quando levantei para tomar café, eu ouvi as sirenes e explosões bem distantes, mas nossa rotina não mudou. Tomamos café, fomos ao muro das lamentações e oramos, tudo estava normal", contou.
Durante o passeio, o casal presenciou a interceptação de um míssil. "Nós saímos, nos abrigamos e depois de cinco minutos, tudo voltou ao normal. Nós viajamos dentro da nossa programação, não foi necessário antecipar nada", falou.
O pastor explicou que Israel demonstra ter tudo sobre controle e que todos os turistas são muito bem tratados. "O país está sobre controle, é uma questão de tempo até tudo se resolver. O grande problema é na faixa de gaza, mas a cidade de Jurasalém, por exemplo, onde estávamos, segue tudo em paz, normal. Além disso, eles possuem um tratamento importante com todos, com nós turistas e a segurança é levada muito a sério", disse.
Itamaraty confirma morte de brasileiro que estava desaparecido
O governo brasileiro confirmou, na manhã desta terça-feira (10), a morte do brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, de 24 anos, vítima dos ataques do Hamas na Faixa de Gaza.

Glazer estava na festa rave Universo Paralello, que ocorria em Israel, próximo à Faixa de Gaza, no último sábado (7). Mais de 260 corpos foram encontrados Após os ataques no local onde ocorria a festa, foram encontrados

"O Governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento do cidadão brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, natural do Rio Grande do Sul, vítima dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro, em Israel."

A nota, que foi compartilhada na íntegra pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também reafirma o repúdio do governo à violência na região: "ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Ranani, o Governo brasileiro reitera seu absoluto repúdio a todos os atos de violência, sobretudo contra civis".
Governo pretende retirar 900 brasileiros de Israel até sábado
O governo brasileiro estima retirar 900 brasileiros de terça-feira (10) até sábado (14) que estão em Israel e na Palestina, informou o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno.

“Estamos coordenando as listas com o Ministério das Relações Exteriores”, disse o comandante em entrevista nesta segunda-feira (9).

De acordo com o Itamaraty, a prioridade é a repatriação de quem mora no Brasil ou não tem passagem aérea de volta. Até o momento, 1,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil, em razão do conflito entre Israel e o grupo Hamas iniciado no fim de semana. A maioria é de turista que está em Israel. Três brasileiros continuam desaparecidos.

"Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar", diz nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Foram reservadas seis aeronaves para a retirada dos brasileiros. O segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou a Base Aérea de Brasília nesta segunda-feira. O KC-30 decolou às 16h20 rumo à cidade de Roma, na Itália. De lá, ele seguirá para Tel Aviv, em Israel.