Arquiteto campista projeta trono de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional
Dora Paula Paes 03/10/2023 18:18 - Atualizado em 03/10/2023 18:33
O projeto do trono
O projeto do trono / Foto: Divulgação
O trono de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional, em São Paulo, foi pensado e projetado pelo arquiteto campista Almir José Neto, de Beira do Taí. Formado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) e professor do campus Centro, Almir, que atua em todo o território nacional no nicho de atuação específico, que é a Arquitetura Sacra, fala com emoção sobre o trabalho. Segundo ele, esse ano teve a alegria de poder projetar o trono que receberá a imagem de Nossa Senhora Aparecida durante o novenário, que começa nesta terça-feira (3) e a festa no próximo dia 12.
Arquiteto Almir José
Arquiteto Almir José / Foto: Reprodução redes sociais


- No projeto, minha inspiração base, a partir do tema da festa e identidade visual do material gráfico da festa, foram as redes de pesca. Na busca em desenvolver um projeto original e inovador, me vali de uma frase que gosto muito, que, inclusive, é lema da minha atuação profissional: "A originalidade consiste em voltar às origens" (Gaudí). Assim sendo, voltei à origem da devoção, ao primeiro "trono" no qual apareceu a imagenzinha de Nossa Senhora, as redes de pesca, e dela tomei partido para criar toda composição - explica o arquiteto.

Almir ainda vai além ao explicar que as redes têm ainda um significado bíblico. O tema da festa deste ano é "Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão". "Jesus, ao chamar os primeiros apóstolos, diz que faria deles 'pescadores de homens'. O primeiro chefe do cristianismo, Pedro, é, inclusive, um pescador. Por isso, as redes também remontam aqui o sentido do chamado cristão de 'lançar as redes' de trabalhar pelo reino de Deus, de assumir a vocação de todo batizado que ao amor, ao serviço, à missão", ressalta.

Neste ano, o trono foi feito no próprio Santuário. A apresentação foi conduzida pelo Missionário Redentorista e prefeito de Igreja Pe. Diego Antônio da Silva, que ressaltou que “o trono, antes de tudo, é um instrumento de evangelização”, e destacou a contribuição dos colaboradores neste trabalho.
O arquiteto, responsável pelo projeto, também esteve presente na apresentação do trono para explicar um pouco do conceito de sua criação. Ele lembrou que “o primeiro trono de Nossa Senhora foi a rede de pesca”. Daí surgiu a ideia de representar a rede no trono, junto com os peixes que marcam o primeiro milagre da Padroeira do Brasil.

Novena - Nesta terça-feira (3), começa a tradicional Novena da Padroeira, conjunto de orações que dura nove dias e antecede e prepara o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro. Serão celebrados, até o dia 11 de outubro, dois momentos de oração por dia: a Novena da Tarde, às 15h, e a Novena Solene, às 19h.

No período da tarde, as reflexões serão conduzidas por missionários redentoristas que cuidam do Santuário Nacional. Já no período da noite, bispos de diferentes dioceses serão os responsáveis por guiar as celebrações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS