Após dois adiamentos, licitação para obras do Shopping Estrada é marcada para outubro
A Prefeitura de Campos definiu nova data da licitação para a reforma da rodoviária Shopping Estrada. Após ser adiado por duas vezes, o certame está marcado para o dia 27 de outubro, às 10h. O novo aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial de terça-feira (26). De acordo com a publicação, a obra tem o valor estimado em R$ 9.545.023,69. Nos avisos anteriores, que não foram adiante, a estimativa dos serviços era de R$ 8.834.182,66.
As empresas interessadas em participar do certame devem apresentar suas propostas e documentos na data estabelecida pelo novo aviso. Ainda de acordo com a publicação, a licitação será feita na modalidade de menor preço, pelo regime de empreitada por preço unitário. O edital está disponível, na íntegra, no site da Prefeitura de Campos ou poderá ser adquirido na sede do Executivo, que fica na rua Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, 47.
Inicialmente, a escolha da empresa que ficaria responsável pela reforma do Shopping Estrada havia sido marcada para o dia 8 de março. No entanto, foi adiada pela primeira vez após uma empresa que participaria do certame apresentar um recurso. Com isso, a licitação foi adiada para o dia 11 de julho, mas também não foi realizada por motivo de "adequação de cláusulas editalícias".
Queixas antigas - O abandono do Shopping Estrada, principal rodoviária da cidade para viagens intermunicipais e interestaduais, tem sido alvo de constantes reclamações. Neste ano, a Folha publicou matéria sobre o estado precário em que se encontra o Shopping Estrada. Na ocasião, passageiros, comerciantes e funcionários de empresas de ônibus relataram os problemas enfrentados.
A reforma do Shopping Estrada também esteve entre os assuntos da primeira reunião de 2023 do Conselho Empresarial da Firjan Norte Fluminense, realizada em fevereiro. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Mauro Silva, convidou os empresários que compõem a federação a ajudarem a pensar a Campos do futuro, tendo no horizonte desde as necessidades de melhorias de infraestrutura às perspectivas de investimentos privados na região.