Morre aos 82 anos Joaquim Couto, delegado aposentado da Polícia Civil
Dora Paula Paes 11/09/2023 19:39 - Atualizado em 11/09/2023 21:20
Divulgação
O delegado aposentado da Polícia Civil, Joaquim Teixeira Couto, morreu aos 82 anos, nesta segunda-feira (11), no Hospital Unimed de Araruama. Ele, que residia em Arraial do Cabo, há um mês teve um infarto e faleceu devido a complicações do problema. O sepultamento será nesta terça-feira (12), em Campos, no cemitério Campo da Paz, às 15h.

"Joaquim foi delegado em São João da Barra, Campos, São Fidélis entre outros municípios. Era delegado da Polícia Civil sempre atuante. Posso dizer que era uma pessoa muito diplomata", disse o amigo, Mário Filho, que lamenta a partida do amigo de longos anos, que também era maçon. 

Enquanto exercia o cargo de Diretor Regional da 5ª Divisão Regional de Polícia Civil, em 2001, Joaquim Couto chegou a ser homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) com a Medalha Tiradentes.

Couto é natural do município de Cordeiro (RJ), mas como delegado da Polícia Civil atuou em várias delegacias da região, como Campos, em São João da Barra, São Fidélis, Casimiro de Abreu, São Gonçalo, Cardoso Moreira e Italva.
Ele foi venerável mestre da Loja Maçônica Fidelidade e Virtude em São João da Barra e, por último, era membro ativo da Loja Maçônica Luz do Itabapoana em São Francisco de Itabapoana. Joaquim prestou vários concursos para ingressar no serviço público estadual, obtendo êxito em vários tomando posse, no cargo de Delegado de Polícia Civil em 1981.
"A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) tem o pesar de comunicar o falecimento do Delegado de Polícia Civil aposentado Joaquim Teixeira Couto. Sua última lotação foi na 142ª DP (Cambuci). A morte ocorreu nesta segunda-feira (11/09), em decorrência de causas naturais. A Polícia Civil agradece aos 41 anos dedicados à instituição e presta solidariedade à família, amigos e colegas de trabalho", diznota da secretaria de Polícia Civil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS