Campos recebe Jornada do Turismo Fluminense
Promovida pela secretaria de Estado de Turismo e TurisRio, a Jornada do Turismo Fluminense reuniu, nesta quinta-feira (17), na Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), representantes de vários municípios, que participaram da elaboração do plano estratégico do turismo fluminense para os próximos anos.
O secretário municipal de Turismo de Campos, Hans Muylaert, representou o município no evento. “Temos que estar de mãos dadas, todos os municípios, para incentivar o turismo nas cidades e fazermos, de fato, o melhor pelo setor”, destacou Hans.
A diretora da Escola de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Isabel de Faria, destacou a importância da iniciativa, que é inédita no Brasil. “ A jornada tem como pretensão tornar o turismo do Estado do Rio uma fonte de receita para os diversos municípios e sobretudo trazer para a população local o sentimento de pertencimento para que os patrimônios possam ser preservados “, disse Isabel.
Outro a comentar a importância da jornada do turismo fluminense foi Maurício Cabral, do Convention & Visitors Bureau da Costa Doce. “Eu vejo que é muito importante essa atuação da secretaria de Turismo frente aos municípios. Temos o 'Caminhos do Açúcar' e o 'Caminhos da Fé', que são programas muito importantes para o nosso turismo. E esses eventos nos dão mais opções de integração entre todos os municípios da região”, disse Maurício.
Edvar Júnior, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, também participou do evento. “Essa agenda do Estado é muito importante e essa união dos municípios fortalece nossa Costa Doce. Eu enxergo que o turismo é um grande potencial de desenvolvimento e crescimento da nossa região”, disse.
Edvar Júnior, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, também participou do evento. “Essa agenda do Estado é muito importante e essa união dos municípios fortalece nossa Costa Doce. Eu enxergo que o turismo é um grande potencial de desenvolvimento e crescimento da nossa região”, disse.
A presidente interina do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São João da Barra, Gabriela Hintz, destacou o potencial turístico da cidade. “SJB é um município tradicionalmente conhecido pelo Carnaval e suas festas. Acabamos de realizar um circuito junino, temos um circuito religioso muito importante para a região e temos nossa ExpoBarra em setembro. Então, é uma cidade que já tem o turismo à flor da pele, mas buscar desenvolvimento e qualificação junto à região também é importante”, falou Gabriela.
O subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã, José Borba, também destacou a parceria de toda a região. “É muito importante essa ação, uma vez que a nossa região, até então, é sobrevivente do petróleo, e nós sabemos qual é o final disso. E esse início de trabalho em relação ao turismo se faz necessário e poderia ter começado há muito tempo, mas ainda está em tempo. Então, que façamos a nossa parte, principalmente contando com essa união, apesar de estarmos lá na Costa do Sol, e aqui pertencer à Costa Doce, mas a integração tem que se manter no mesmo nível para que esse laço não se interrompa”, disse o subsecretário.
A gerente geral do Comfort Hotel, Thamires Coelho, ressaltou que o turismo traz investimentos para outras áreas. “Com o fomento do turismo, nós precisamos qualificar a mão de obra e isso gera mais busca por qualificação e, por consequência, melhor qualidade de atendimento para os turistas. Tudo isso também gera mais empregos”, afirmou Thamires. (C.B.)