Reencontro de 30 anos do BEUBiT celebra pioneirismo no beisebol em Campos
Maria Laura Gomes 28/08/2024 17:39 - Atualizado em 28/08/2024 18:28
Arquivo pessoal

No próximo sábado (31), das 13h às 16h, o Clube Saldanha da Gama será palco de um evento especial: o reencontro de 30 anos do BEUBiT, o primeiro time de beisebol de Campos. Fundado em 1993 por Douglas Jay Moraes, o BEUBiT foi uma iniciativa pioneira que levou o esporte, pouco conhecido na região, para a comunidade campista, oferecendo treinos gratuitos por mais de uma década.

A história da equipe começou em 1993, na Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo, em Guarus, quando Douglas, motivado pelas lembranças de sua infância jogando beisebol nos Estados Unidos, decidiu criar um time em Campos. "A minha mãe é americana e o meu pai é campista. Eu adorava jogar e aqui as pessoas não tinham conhecimento do esporte. Eu decidi fundar esse time e comecei a ver que tinha muita gente com curiosidade perguntando que jogo 'doido' é esse que quando a bola sai todo mundo corre, sendo que no futebol, quando a bola sai, todo mundo para", relembra Douglas.
No ano seguinte, o time passou a treinar no Clube Saldanha da Gama, onde os encontros ocorriam regularmente aos sábados e domingos, para a alegria de muitos jovens e adultos da cidade. “Não cobrava nada, foi oferecido para a comunidade. Chegou a ter uma taxa simbólica, mas depois voltou a ser gratuito. Quando chovia, ficava todo mundo triste porque não podia jogar”, conta o fundador. 

Com o passar dos anos, muitos dos jogadores do BEUBiT seguiram seus caminhos e o contato foi se perdendo. No entanto, Douglas conseguiu reunir 12 dos antigos membros para celebrar este reencontro histórico. Alguns desses membros são: Luciano Lespinasse Araújo, de Florianópolis, Raquel Duarte, de Angra dos Reis, Luiz Ruivo, de Macaé, Leandro Pontes, Thiago Fragoso Gonçalves e Dr. Luís Gustavo Ramos Póvoa.
Ele compartilha a alegria de poder reunir novamente os antigos colegas: “Para este reencontro eu contratei um músico para ter um som ambiente. Nós conseguimos reencontrar alguns dos jogadores e íamos fazer isso em 2019, mas veio a pandemia e resolvemos fazer esse reencontro neste ano", finalizou Moraes, empolgado com o evento.

Jogadores da época interessados em participar do evento podem entrar em contato com Douglas Jay Moraes pelo número (22) 98115-9413 para garantir a liberação da entrada no Clube Saldanha da Gama. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS