Goytacaz e Duque de Caxias começam a decidir vaga na final da Série B1 e acesso
Matheus Berriel 11/11/2023 09:39 - Atualizado em 11/11/2023 09:42
Apesar da derrota para o Macaé, na última quarta-feira (8), encerrando uma invencibilidade que já durava seis jogos, o Goytacaz se classificou para a semifinal da Série B1 do Campeonato Estadual. Agora, começa a decidir neste sábado (11) uma vaga na final, que também vale o acesso à segunda divisão. O adversário é o Duque de Caxias, com jogo de ida às 15h, no Aryzão, em Campos. Como teve melhor campanha — inclusive sendo campeão da Taça Corcovado —, o Duque possui a vantagem de jogar pela igualdade no saldo dos confrontos, estando a partida de volta marcada para o próximo sábado (18), também às 15h, no Marrentão. Serrano e Barra da Tijuca fazem a outra semi, ccom a equipe de Petrópolis tendo a vantagem citada.
Vindo de cinco vitórias e um empate nas seis rodadas anteriores, o Goytacaz acabou surpreendido pelo Macaé no fechamento da Taça Corcovado. Mesmo sem ter chance de classificação ou risco de rebaixamento, a equipe macaense abriu 2 a 0 com apenas 27 minutos. Kauan e Alex foram os autores dos gols.
Apesar do baque, o Goyta diminuiu, com Paulo Ricardo, e empatou ainda no primeiro tempo, com Alan. Porém, a reação foi anulada no final da segunda etapa. Em cobrança de pênalti, João Vitor fez 3 a 2 para o Macaé, no estádio da rua Bariri, no Rio de Janeiro.
O revés na última rodada fez o Goytacaz cair da segunda para a quarta posição, com os mesmos 21 pontos do Friburguense. Este venceu o Serra Macaense por 1 a 0, em Cardoso Moreira, mas acabou como quinto colocado por ter desvantagem no saldo de gols (seis a cinco).
— O Goytacaz, com certeza, antes de começar a competição, não estava nem entre os seis que poderiam se classificar. A gente montou a equipe durante a competição, colocou um plano de jogo, e os jogadores compraram a ideia. Mas, sabemos das nossas limitações — disse o técnico do Goyta, Luciano Quadros, após a partida da última quarta. — Sabíamos que o jogo (contra o Macaé) não seria fácil. Quando um time joga sem a preocupação de nada, joga mais solto, mais leve. A gente saiu perdendo por 2 a 0 e chegou a buscar o empate. Temos que valorizar a classificação. É muito importante, porque, dos pequenos, (o Goyta) é um clube grande no Rio de Janeiro, com uma torcida fanática — enfatizou.
Na visão de Luciano Quadros, o Duque de Caxias tem o favoritismo na semifinal. Porém, trata-se de um confronto aberto, com possibilidade real de classificação alvianil.
— Vamos pegar um time favorito, que fez uma competição maravilhosa, investiu mais do que nós. Mas, é um campeonato diferente, com dois jogos — definiu o treinador. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS